A partir do mês de maio, a Prefeitura de Jacareí (SP) vai ampliar o número de ruas com cobrança de Zona Azul. O problema é que o dinheiro arrecadado com o serviço na cidade fica somente com a empresa, ressalta o jornal DCI. Em quatro anos de contrato, a prefeitura não recebeu repasses dessa verba. Seis novos endereços passarão a ter cobrança de Zona Azul na cidade. Haverá mais 104 vagas tarifadas, que começam a valer a partir de meados de maio.
Os novos parquímetros já foram instalados, mas já não agradam a alguns motoristas. "A gente acha que é ruim, porque devia ter alguns minutos de tolerância para conseguir estacionar o carro", reclama Jair Lopes. Já para o comerciante Márcio Bordello, o sistema de estacionamento rotativo pode facilitar o acesso dos consumidores e evitar que alguns carros ocupem vagas por muito tempo.
Para quem mora em ruas que vão passar a ter a cobrança de Zona Azul, a mudança não é nem um pouco bem-vinda. "Eu acho indevido, até mesmo por causa do colégio e não é uma rua estritamente comercial também", reclama a comerciante Roberta Rost.
De acordo com a prefeitura, o sistema de estacionamento rotativo foi ampliado por uma necessidade contratual, em que eram previstas 1.300 vagas tarifadas e, por enquanto, só existem 900. Além disso, como em quatro anos esse número não foi atingido, a cidade não recebeu nenhum repasse da empresa pelo serviço. "Os estudos até o momento não concluíram pela necessidade de vagas, por isso mesmo não atingimos. Então essas 900 vagas estão localizadas na região central onde há maior demanda", explica Dalton Ferracioli, secretário de Infraestrutura de Jacareí. Ainda segundo o secretário, a prefeitura não pretende rever o contrato com a empresa, mesmo que o município não receba nada pela cobrança. "Como para a prefeitura não faz despesas diretas e o número de vagas disponíveis atende a necessidade da região central, nós não estamos querendo rever o contrato", afirmou.
Fonte: DCI (SP), 22 de abril de 2009

Categoria: Mercado

Câmara vai scutir corredor exclusivo (20/04/2009)

Os deputados Jair Bolsonaro e Willian Woo querem defender na Câmara dos Deputados que as motocicletas permaneçam autorizadas a andar entre os carros no trânsito. O projeto de lei que proíbe que a prát (...)