Parking News

Uma nova faixa exclusiva para motos será criada em um trecho de 7 km entre a Praça João Mendes e a Avenida Sena Madureira, próximo à sede do Detran no Ibirapuera, passando pela Avenida Liberdade e pela Rua Vergueiro. O objetivo é reduzir os acidentes com motos na Avenida 23 de Maio, tornando a nova pista a rota de quem hoje usa a via, conforme noticiou o Jornal da Tarde.
Além da faixa, a cujo projeto o jornal teve acesso, técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmam que a Prefeitura estuda proibir as motos na 23 de Maio. Técnicos da CET informaram à reportagem que já receberam ordens para iniciar os trabalhos na Rua Vergueiro, um dos trechos da faixa. Na via, entre o Viaduto Pedroso de Morais, perto da Estação Paraíso, e o acesso à Avenida Sena Madureira, dois retornos serão bloqueados para que a faixa possa ser instalada ao lado do canteiro central. A chamada motovia deverá ter entre 1,2 e 1,5 m de largura - espaço que será suprimido das quatro faixas existentes.
O novo projeto segue os mesmos moldes do que foi implantado em setembro de 2006 na Avenida Sumaré: sem serem extintas, as faixas de carros ficaram mais estreitas e a de motos teve a velocidade máxima reduzida de 70 km/h para 60 km/h. De acordo com as regras estabelecidas pela CET, os motoboys podem trafegar entre os carros, mas os motoristas que invadirem a faixa exclusiva são multados em R$ 127,69.
No plano de metas da atual gestão municipal, enviado à Câmara Municipal pelo prefeito, há a previsão de criação de oito novas faixas exclusivas para motos.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 16 de abril de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Câmara vai scutir corredor exclusivo (20/04/2009)

Os deputados Jair Bolsonaro e Willian Woo querem defender na Câmara dos Deputados que as motocicletas permaneçam autorizadas a andar entre os carros no trânsito. O projeto de lei que proíbe que a prát (...)

Falta espaço, sobra imprudência (16/04/2009)

Nesses 49 anos, o trânsito inchou. Pelo pára-brisa, Manoel Antônio assistiu a todas as mudanças. No início da década de 1970, logo que saiu do quartel, ele começou a trabalhar como motorista de ônibus (...)

Licença para Expresso Aeroporto é liberada (15/04/2009)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) obteve a Licença Prévia Ambiental para o projeto Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto, cedido pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente