Composição de Preços

A falta de conhecimento sobre sua complexidade operacional de estacionamentos pode levar à equivocada impressão de que a atividade é um verdadeiro paraíso da prestação de serviços, que exige investimentos baixos e resulta em farta receita. Mas, como em qualquer outra atividade, os preços do serviço resultam de uma combinação de fatores que determinam os custos da unidade.

A tabela de preços de cada estacionamento, além de ser resultado da planilha de custos, está intrinsecamente relacionada às condições imobiliárias do mercado e às particularidades do imóvel. Por isso, a estrutura de receita e de custos dos estacionamentos, e conseqüente preço final ao consumidor, variam de uma estabelecimento para outro, mesmo quando pertencem à mesma empresa.

Entre os elementos que participam da composição de custos de uma unidade, destacam-se o tipo de empreendimento (há diferenças de investimentos, exigências, responsabilidades e disponibilidade de utilização para os diversos tipos de estacionamentos que funcionam em terrenos, hospitais, flats, hotéis, instituições de ensino, bancos, condomínios comerciais, centros empresariais, aeroportos, shopping centers, casas de espetáculos etc.), zonas geográficas (a área de localização do estacionamento influencia diretamente o valor de locação por metro quadrado) e característica do serviço (quantidade de vagas, serviços de manobrista, serviço self-parking, horário de funcionamento, estrutura física).

Em levantamento realizado por empresa de consultoria independente com base numa amostragem de estabelecimentos de diversas empresas do setor e escolhidos aleatoriamente dentre as várias modalidades operacionais e zonas geográficas, apurou-se médias de participações percentuais dos principais grupos de despesas em relação à receita bruta, revelando que, em média, os custos de um estacionamento comprometem 96,15% da arrecadação. De uma maneira geral, uma unidade de estacionamento apresenta a seguinte composição de custos:

Aluguel
38,00%
IPTU / TLIF
3,60%
Salários e Encargos
39,00%
Impostos (ISS/PIS/Cofins/CPMF)
9,05%
Seguros
2,50%
Serviços Públicos/Manutenção/Outros
4,00%
Total
96,15%

Cadastre a sua empresa no Sindepark

Clique Aqui