Paciência. Essa é a principal virtude necessária aos motoristas que circulam pelo trânsito de Suzano (SP) e tentam parar o carro nas vias públicas na região central. Muitos dizem que simplesmente não conseguem encontrar uma vaga pelas ruas para estacionar o veículo - mesmo havendo no município mais de 1,5 mil vagas rotativas de estacionamento de Zona Azul em toda a cidade. Diante da dificuldade e também por entender que é mais seguro, muitos motoristas preferem pagar para deixar o carro em estacionamentos, constatou o Diário de Suzano.
Esses estabelecimentos chegam a registrar um movimento de até 350 carros por dia.
A opção por pagar um pouco mais do que por uma vaga na Zona Azul (que custa R$ 1,00 por hora e com a possibilidade de renovar por mais uma) e deixar o carro no estacionamento é a preferência do aposentado Jair Felício. "Eu não gosto de parar o carro na rua. Prefiro ter segurança." Enquanto a reportagem do Diário estava na área central, a representante comercial Crislaine da Cunha estacionava o carro em uma vaga de Zona Azul quando um outro motorista bateu de leve no veículo dela. "Arranharam meu carro. O pior é que eu não conseguir ir atrás porque o motorista foi embora. Pelo menos eu anotei a placa dele a agora quero ver o que eu posso fazer."
Diante das reclamações de falta de vagas nas ruas e do risco de acidentes com o veículo parado em uma vaga de Zona Azul, os estacionamentos apostam no seguro oferecido aos clientes e no conforto de manobristas para atrair público. No estabelecimento em que trabalha Eduardo Moraes, localizado na Rua Felício de Camargo, essas vantagens são oferecidas e em um espaço de 90 vagas passam diariamente cerca de 150 veículos. A hora custa R$ 1,00.
O mesmo número de carros é registrado todos os dias no estacionamento localizado na Rua Monsenhor Nuno. Lá, as mais de 100 vagas costumam ficar ocupadas e o estabelecimento funciona 24 horas por dia. O preço cobrado é R$ 2,00 pela primeira hora e R$ 1,00 para as demais.
Fonte: Diário de Suzano (Suzano-SP), 11 de abril de 2009

Categoria: Mercado

Câmara vai scutir corredor exclusivo (20/04/2009)

Os deputados Jair Bolsonaro e Willian Woo querem defender na Câmara dos Deputados que as motocicletas permaneçam autorizadas a andar entre os carros no trânsito. O projeto de lei que proíbe que a prát (...)