Seguindo o exemplo do Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também vai construir estacionamentos perto das estações e integrar o serviço à rede. O primeiro será na região da Marginal do Pinheiros, junto da Estação Ceasa, da Linha 9-Esmeralda, que vai de Osasco ao Grajaú. O edital da licitação, conforme noticiou O Estado de S. Paulo, será lançado nesta semana e a previsão é que o serviço comece a funcionar no segundo semestre.
O estacionamento da CPTM para a integração "carro-trem" será quase seis vezes maior que o instalado em dezembro do ano passado pelo Metrô na Estação Santos-Imigrantes. (Linha 2-Verde). O empreendimento será construído em área de 20 mil m2, com capacidade para 770 carros. A empresa vencedora da concorrência executará obra e operação.
A CPTM vai adotar o sistema "e-fácil estacionamento", o mesmo do Metrô. Por meio de um cartão recarregável, o usuário pagará para estacionar o veículo e poderá utilizar trem, metrô e ônibus municipal. O usuário terá direito a duas passagens de transporte público - ao passar o cartão no validador das catracas, a quantia não é descontada. A permanência dos veículos pode ser de até 12 horas, sendo que cada hora excedida terá um acréscimo de R$ 1,00. O estacionamento vai funcionar das 4h30 à 1h30.
"Tem muitas pessoas que não utilizam o nosso sistema, porque moram longe das estações, então preferem seguir todo o caminho de carro", diz o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda. "Com o estacionamento, nós vamos oferecer opção vantajosa em termos financeiros e com conforto", afirma. A companhia está realizando estudos para implantar o mesmo modelo de estacionamento em outras estações e linhas.
A CPTM ainda não definiu o valor da tarifa do estacionamento, mas adianta que será uma quantia que incentive a integração trem-carro.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 22 de abril de 2009

Categoria: Fique por Dentro

Câmara vai scutir corredor exclusivo (20/04/2009)

Os deputados Jair Bolsonaro e Willian Woo querem defender na Câmara dos Deputados que as motocicletas permaneçam autorizadas a andar entre os carros no trânsito. O projeto de lei que proíbe que a prát (...)