A obra será realizada em duas etapas. A primeira chegará até a estação Água Espraiada e a segunda até a Santa Cruz, da Linha Azul. Diante desses dados, a superintendente da Distrital Santo Amaro, Angela Simões, enfatizou a importância do debate porque tanto comerciantes quanto moradores estão muito apreensivos com os desdobramentos da obra, mas ela acredita que a linha ampliada trará desenvolvimento para toda a Zona Sul da capital paulista
A obra será desenvolvida em oito lotes, em parceria com o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por 13 consórcios que representam 30 empresas. A perspectiva é de que o total de usuários chegue a 244 mil diariamente em 2010, totalizando 644 mil em 2012. Além disso, a frota de trens será de oito unidades até 2010 e atingirá o total de 34 até o ano de 2012.
Com a ampliação, os moradores da região finalmente conseguirão obter uma reivindicação antiga que é a conexão direta de Santo Amaro com o Centro da cidade. Outra melhoria, além da redução significativa do tempo de viagem para os passageiros, será o acesso a centros hospitalares importantes compostos pela Santa Casa de Santo Amaro e os Hospitais Evaldo Foz, Edmundo Vasconcelos e do Servidor Público Estadual. Entre as principais inovações na ampliação da linha destacam-se a redução de intervalo entre os trens, a instalação nas estações de portas de vidro nas plataformas que só se abrem quando os trens chegam, a instalação de bloqueios nessas portas, que evitam acidentes, e mecanismos que atenuam as vibrações e ruídos durante a circulação das composições. Além disso, todos terão ar-refrigerado e equipamentos especiais para atender portadores de necessidades especiais.
Fonte: Diário do Comércio (SP), 20 de abril de 2009