Parking News

Nesses 49 anos, o trânsito inchou. Pelo pára-brisa, Manoel Antônio assistiu a todas as mudanças. No início da década de 1970, logo que saiu do quartel, ele começou a trabalhar como motorista de ônibus. "Saudades daquele tempo, né? Sinto muita falta daquele tempo que não existia essa quantidade de carros. É um sufoco pra nós motoristas. Nós só andamos estressados. Tudo por causa do trânsito, da fiscalização, dos maus motoristas, da falta de educação, da falta de camaradagem. Isso não existe mais", destaca Manoel à reportagem do Programa Bom Dia DF.
O sistema viário sem cruzamentos, planejado para não ter semáforos, com vias largas, retas e tesourinhas era moderno. Foi feito para até 100 mil carros. Hoje, a frota é de um 1,06 milhão. No Plano Piloto, por exemplo, circulam 500 mil por dia. É carro que não acaba mais. O que estava pronto teve que ser adaptado: viadutos, pontes, semáforos. O que não estava planejado foi o que fez Brasília não parar.
Em 1996, veio a maior dificuldade dessas adaptações no trânsito: foi quando o governo propôs o controle eletrônico de velocidade nas ruas retas e largas. Um estímulo para motoristas que têm o pé mais pesado. Mesmo com muita resistência, os pardais foram instalados e o resultado veio em seguida.
"Antes de implantar os controles a velocidade média era de 100 km/h. Depois que nós implantamos os primeiros pardais essa velocidade caiu para 55 km/h", lembra o especialista de trânsito Antônio Bomfim.
O número de mortes no trânsito também caiu. Antes eram 14 para cada dez mil veículos. Depois dos pardais passou a ser sete para cada dez mil. Mesmo assim, os acidentes com carros e ônibus continuam matando. Aí, vem outro desafio antes que Brasília pare de vez: melhorar o transporte coletivo. Uma promessa que também está fazendo aniversário.
Há 37 anos vivendo o trânsito de Brasília, Manoel Antônio pretende continuar trabalhando. Ele também queria mais vias, um corredor exclusivo para os ônibus, menos carros nas ruas e mais educação. O que ele ainda sonha é ver o trânsito de Brasília em paz. Fonte: Programa Bom Dia DF, 16 de abril de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Câmara vai scutir corredor exclusivo (20/04/2009)

Os deputados Jair Bolsonaro e Willian Woo querem defender na Câmara dos Deputados que as motocicletas permaneçam autorizadas a andar entre os carros no trânsito. O projeto de lei que proíbe que a prát (...)

Licença para Expresso Aeroporto é liberada (15/04/2009)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) obteve a Licença Prévia Ambiental para o projeto Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto, cedido pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente