Parking News

A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC, começou a testar um sistema de semáforos baseado em um programa de computador importado da Alemanha que promete reduzir os acidentes de trânsito em até 25% e aumentar a fluidez do tráfego em 30%. A novidade entrou em cena dia 13 de abril em 54 semáforos de 60 cruzamentos.
"É um programa de computador que calcula os tempos nos semáforos e produz ondas verdes para aliviar o trânsito", afirma o engenheiro de tráfego Alexandre Zum Winkel, ex-funcionário da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e mestre na área formado na Alemanha, de onde trouxe a tecnologia. A informação é do G1.
Winkel diz que o sistema reduziu o horário de pico nas vias do sentido São Bernardo-Santo André em 30 minutos durante a manhã do dia 14, o segundo de testes. Ele espera que o sistema esteja funcionando plenamente dentro de duas semanas. Por enquanto, a prefeitura não realizou a compra de nenhuma licença do software.
O projeto piloto é parte da preparação da licitação de uma central semafórica orçada em R$ 22 milhões. A licitação será aberta no segundo semestre deste ano.
A frota de São Bernardo tem 437 mil veículos, mas a cidade também serve como ponto de passagem entre a capital paulista e as cidades do ABC. Por causa disso, de acordo com a prefeitura, as ruas da cidade recebem um total de 850 mil carros por dia.
Batizado de "Lisa +", referência à abreviatura de semáforo em alemão, o software em teste cria ritmos de funcionamento para os semáforos de acordo com o momento do dia.
Winkel afirma que, diferentemente dos outros gerenciadores de tráfego, o Lisa + "olha" para todos os cruzamentos e suas adjacências ao mesmo tempo. Os semáforos reagem à dinâmica do tráfego aliviando automaticamente os pontos onde pode haver concentração de veículos.
Fonte: portal G1, 16 de abril de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Câmara vai scutir corredor exclusivo (20/04/2009)

Os deputados Jair Bolsonaro e Willian Woo querem defender na Câmara dos Deputados que as motocicletas permaneçam autorizadas a andar entre os carros no trânsito. O projeto de lei que proíbe que a prát (...)

Falta espaço, sobra imprudência (16/04/2009)

Nesses 49 anos, o trânsito inchou. Pelo pára-brisa, Manoel Antônio assistiu a todas as mudanças. No início da década de 1970, logo que saiu do quartel, ele começou a trabalhar como motorista de ônibus (...)

Licença para Expresso Aeroporto é liberada (15/04/2009)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) obteve a Licença Prévia Ambiental para o projeto Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto, cedido pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente