"É um programa de computador que calcula os tempos nos semáforos e produz ondas verdes para aliviar o trânsito", afirma o engenheiro de tráfego Alexandre Zum Winkel, ex-funcionário da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e mestre na área formado na Alemanha, de onde trouxe a tecnologia. A informação é do G1.
Winkel diz que o sistema reduziu o horário de pico nas vias do sentido São Bernardo-Santo André em 30 minutos durante a manhã do dia 14, o segundo de testes. Ele espera que o sistema esteja funcionando plenamente dentro de duas semanas. Por enquanto, a prefeitura não realizou a compra de nenhuma licença do software.
O projeto piloto é parte da preparação da licitação de uma central semafórica orçada em R$ 22 milhões. A licitação será aberta no segundo semestre deste ano.
A frota de São Bernardo tem 437 mil veículos, mas a cidade também serve como ponto de passagem entre a capital paulista e as cidades do ABC. Por causa disso, de acordo com a prefeitura, as ruas da cidade recebem um total de 850 mil carros por dia.
Batizado de "Lisa +", referência à abreviatura de semáforo em alemão, o software em teste cria ritmos de funcionamento para os semáforos de acordo com o momento do dia.
Winkel afirma que, diferentemente dos outros gerenciadores de tráfego, o Lisa + "olha" para todos os cruzamentos e suas adjacências ao mesmo tempo. Os semáforos reagem à dinâmica do tráfego aliviando automaticamente os pontos onde pode haver concentração de veículos.
Fonte: portal G1, 16 de abril de 2009