A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou congestionamento acima da média pela manhã e até o início da tarde do dia 14 de maio por causa de um problema no sistema de semáforos inteligentes. Segundo a CET, uma das peças que mantêm ativa a tecnologia "queimou", afetando o tráfego em avenidas importantes no Itaim-Bibi, Moema, Jardins e Ibirapuera. A operação foi restabelecida por volta das 15 horas. O horário mais crítico foi entre 9h30 e meio-dia. A lentidão chegou a 109 km, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
O problema no aparelho afetou semáforos das Avenidas Juscelino Kubitschek, dos Bandeirantes, Ibirapuera, República do Líbano, Brigadeiro Luís Antônio, Ascendino Reis e Rua Cubatão. Os intervalos de sinal verde e vermelho ficaram desajustados, o que causou lentidão. Os modelos inteligentes de semáforos, que deveriam funcionar em 1,4 mil cruzamentos, são ligados a sensores no asfalto e permitem calcular e adaptar, a distância, o tempo de abertura à quantidade de veículos.
Esses equipamentos foram criados em 1994 para ajudar a controlar o trânsito em tempo real. Segundo técnicos da CET, problemas na rede inteligente são frequentes porque os sensores são antigos. Além disso, ocorrem rompimentos por obras de concessionárias e vandalismo.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de maio de 2009

É quase impossível estacionar (07/05/2009)

O pacote de obras da prefeitura para o acesso à Universidade de Caxias do Sul (UCS) deverá resolver um problema histórico enfrentado pelos usuários do Hospital Geral (HG): a falta de estacionamento. M (...)

Problemas no rotativo (14/05/2009)