O número de multas havia caído drasticamente depois da aprovação da lei que exige o uso do cinto, mas voltou a subir. Somente este ano, mais de 10 mil pessoas foram multadas no Distrito Federal. Bastam dez minutos com a câmera ligada e os flagrantes são muitos. Inúmeros motoristas sem cinto de segurança trafegam pela EPTG, uma das rodovias mais movimentadas da região, constata reportagem do Bom Dia DF.
Qual será o motivo? Os motoristas não parecem muito preocupados. Enquanto aguarda o trânsito, um condutor sem cinto batuca ao volante enquanto curte o som do carro.
Outro não usa o cinto, mas usa o celular. Em outro carro, tal pai, tal filho: os dois bem que poderiam seguir o exemplo do carro da frente, onde todos usam o equipamento de segurança. Até policiais foram flagrados pela equipe do Bom Dia DF.
A verdade é que colocar o cinto de segurança é um hábito, mesmo no banco de trás. A obrigatoriedade existe desde 1994. De lá para cá, aumentou muito o número de adeptos. Gente que está de olho nas estatísticas.
"O cinto protege, evita a lesão. Evita possivelmente até uma morte. Parte da cegueira hoje no País é causada por acidentes, porque a pessoa é projetada contra o pára-brisa. O acidente acontece em qualquer lugar, próximo de onde a pessoa mora ou próximo ao serviço. Então, é importante que se use o cinto a todo momento dentro do veículo", aconselha o chefe de fiscalização do Detran-DF, Silvaim Fonseca.
Em 2008, 31.857 motoristas foram multados. Em 2009, no DF, até 30 de abril foram 10.051. A multa para a infração é de R$ 127,00 e cinco pontos na carteira.
Fonte: Bom Dia DF, 14 de maio de 2009

É quase impossível estacionar (07/05/2009)

O pacote de obras da prefeitura para o acesso à Universidade de Caxias do Sul (UCS) deverá resolver um problema histórico enfrentado pelos usuários do Hospital Geral (HG): a falta de estacionamento. M (...)

Problemas no rotativo (14/05/2009)