Flagrantes da equipe de reportagem do G1 em ruas e estradas do Distrito Federal mostram como os motoristas brasileiros desconhecem as regras de trânsito e também se descuidam do sistema de iluminação dos veículos. Moto sem iluminação, perua escolar com a luz de freio e lanterna queimados foram alguns dos casos flagrados. Em outro deles, o motorista entra na estrada à esquerda, mas sinaliza à direita. Outra barbeiragem: dois motoristas querem entrar na rodovia, mas não ligam a seta. Neste caso, estão sujeitos a multas por equipamentos inoperantes, de R$ 127,00, e cinco pontos na carteira. Além disso, por estarem sem um dos faróis, os veículos podem ser recolhidos por trafegarem à noite.
Um motorista imprudente chega pelo acostamento, passa pelo sinal vermelho no meio da rodovia, avança alguns metros, faz o retorno com um farol esquerdo queimado e só uma lâmpada traseira. Somadas, as infrações poderiam resultar em até R$ 892,00 em multas e 19 pontos de penalidade na carteira de habilitação.
O chefe do setor de fiscalização do Detran-DF, Silvaim Sampaio, analisou os flagrantes de imprudência e descaso com o sistema de iluminação dos veículos. "Além de tudo, nesse cruzamento ele poderia ter atropelado um pedestre, ter colidido com o veículo que estava no acostamento. A pressa, muitas vezes, pode sair cara não só na questão da aplicação da infração de trânsito, como também no envolvimento de acidente de trânsito", alerta.
Nas ruas de Brasília, falhas também nos ônibus. Um anda sem as luzes acesas. O outro só liga a seta. Já um motorista sai do terminal com as lâmpadas queimadas. O ônibus tem luz demais por causa do farol de milha. O carro ao lado tem luz de menos, farol desregulado.
"Farol de milha não é permitido usar dentro da cidade. Ele é utilizado em rodovias, vias desprovidas de iluminação para auxiliar a luz alta", explica Sampaio.
A intensidade das luzes do veículo incomoda qualquer um à noite. Farol desregulado é falta grave, cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,00.
Nem branca, nem amarela como determina o Código de Trânsito. É proibido usar luz azul. "Não sabia que era proibido. Tenho luz azul em outros carros e já passei por fiscalização, sem ser parado", diz o estudante Rodrigo Alves.
Desatentos ou mal informados, alguns motoristas não prestam atenção a algumas informações básicas. Para saber como usar os faróis, basta olhar o manual do veículo. Está tudo explicado. Luz alta em uma rua iluminada está errado. O descuido pode causar em quem olha pelo retrovisor ou vem em sentido contrário a sensação de não enxergar mais nada.
O motorista da autoescola fez quase tudo certo. Vinha com farol ligado. Ao parar, passou do farol para a lanterna e acendeu o pisca-alerta. Mas seria reprovado na prova do Detran. Estacionou em local proibido. Multa de R$ 85,00 para quem deveria dar o exemplo.
Segundo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os acidentes de trânsito já são a principal causa mundial de morte entre os jovens de 10 a 24 anos de idade.
Fonte: portal G1, 11 de maio de 2009

É quase impossível estacionar (07/05/2009)

O pacote de obras da prefeitura para o acesso à Universidade de Caxias do Sul (UCS) deverá resolver um problema histórico enfrentado pelos usuários do Hospital Geral (HG): a falta de estacionamento. M (...)

Problemas no rotativo (14/05/2009)