Parking News

Uma pesquisa transformou em números o aborrecimento cotidiano de milhões de brasileiros com os engarrafamentos de trânsito. As grandes metrópoles são as que mais sofrem com o aumento do número de carros nas ruas. Nas quatro capitais pesquisadas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, os congestionamentos estão mais frequentes e cada vez maiores.
Segundo informações do G1 e do Jornal Nacional, a pesquisa mostrou ainda que aumentou o número de carros com apenas uma pessoa. Nunca cada metro quadrado foi tão valioso. Tantos nós no dia-a-dia reduziram, nos últimos quatro anos, a estimativa de tempo para que o trânsito pare de vez. Em São Paulo, o prazo caiu de cinco anos para quatro anos. No Rio, de dez para nove. Em Porto Alegre e Belo Horizonte, de 15 para 12 anos.
A primeira explicação: recorde na venda de carros. E a segunda, infraestrutura. O impacto de um veículo a mais nas capitais de Minas e do Rio Grande do Sul é três vezes maior do que no Rio e em São Paulo, metrópoles mais preparadas para trânsitos pesados.
Os pesquisadores também contaram a quantidade de carros nos congestionamentos. São cerca de 750 a cada quilômetro. E, a partir da renda média do brasileiro, concluíram que empresas e trabalhadores perdem uma fortuna toda vez que o trânsito para.
"Esse número representa em hora/salário e número de veículos, R$ 4 bilhões de prejuízo por ano. Com esses R$ 4 bilhões nós poderíamos construir cerca de 40 quilômetros de linhas de metrô. Mais que dinheiro, o motorista perde qualidade de vida", diz Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral.
Fonte: portal G1, com informações do Jornal Nacional, 14 de maio de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

É quase impossível estacionar (07/05/2009)

O pacote de obras da prefeitura para o acesso à Universidade de Caxias do Sul (UCS) deverá resolver um problema histórico enfrentado pelos usuários do Hospital Geral (HG): a falta de estacionamento. M (...)

Problemas no rotativo (14/05/2009)

O Tribunal de Contas do Município (TCM) determinou a realização de auditoria para verificar o que tem sido feito para resolver os problemas no serviço de Zona Azul, na Capital. O objetivo da medida é, (...)

Importante é o trânsito fluir bem (14/05/2009)

São Paulo possui hoje cerca de 10,5 milhões de habitantes, sendo mais de 6 milhões de autos, o que mostra uma alta taxa de motorização. É quase um veículo para, aproximadamente, dois habitantes. A amp (...)


Seja um associado Sindepark