Parking News

Uma pesquisa do Instituto do Coração em São Paulo mostrou a eficiência de um tratamento para quem dorme mal ou ronca. Parece brincadeira, mas as caretas foram responsáveis por uma mudança radical na vida do engenheiro Hilário Kleiman. Como quase 60 milhões de brasileiros, ele tinha apneia, distúrbio que provoca ronco e pequenas interrupções na respiração durante o sono. Isso compromete a qualidade do sono e ainda pode precipitar ou agravar problemas cardíacos. Médicos e fonoaudiólogos do Instituto do Coração, em São Paulo, descobriram que, desse jeito simples, dá para aliviar o sofrimento.
"A gente está descrevendo, pela primeira vez, uma série de exercícios com a musculatura que melhoraram, em média, em 40% o índice de apneia", afirma o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, responsável pela pesquisa.
"A região onde está a faringe, a língua e a garganta estão muito próximas. Essas estruturas se juntam quando a gente dorme, faz uma vibração que é o ronco ou fecha durante um tempo prolongado e faz a apneia. A ideia dos exercícios é fazer com que a língua venha um pouquinho para frente e abaixe e que a parte da faringe fique um pouco para trás. A gente abre esse espaço fazendo com que o ar passe durante a noite sem fechar essa parte lá de trás, para fazer o ronco e a apneia", explica a fonoaudióloga Sabrina Cukier Blaj.
Para fazer os exercícios, é fundamental estar de frente para um espelho e pode ser qualquer um, no trânsito, por exemplo, o retrovisor do carro funciona muito bem. Só não pode olhar para o lado porque, certamente, alguém vai prestar atenção nas caretas.
"Os vizinhos dos carros ao lado devem achar que a gente está maluca. Tem os que cantam e outros ficam fazendo um pouco de careta para o espelho, que é meu caso", revela o engenheiro Armando Broggi. Ele nem liga porque sabe que, sem as caretas, não dá para se livrar da fama de roncador.
Fonte: portal G1, 14 de maio de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

É quase impossível estacionar (07/05/2009)

O pacote de obras da prefeitura para o acesso à Universidade de Caxias do Sul (UCS) deverá resolver um problema histórico enfrentado pelos usuários do Hospital Geral (HG): a falta de estacionamento. M (...)

Problemas no rotativo (14/05/2009)

O Tribunal de Contas do Município (TCM) determinou a realização de auditoria para verificar o que tem sido feito para resolver os problemas no serviço de Zona Azul, na Capital. O objetivo da medida é, (...)

Importante é o trânsito fluir bem (14/05/2009)

São Paulo possui hoje cerca de 10,5 milhões de habitantes, sendo mais de 6 milhões de autos, o que mostra uma alta taxa de motorização. É quase um veículo para, aproximadamente, dois habitantes. A amp (...)


Seja um associado Sindepark