Parking News

Na hora de vender o carro para outra pessoa, muita gente se esquece de avisar oficialmente ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A notificação é importante para evitar problemas no futuro, como multas e pontos na carteira, alerta reportagem do portal G1. Foi o que aconteceu com o representante comercial Robson Chagas que vendeu o carro há 13 anos. No mês passado foi surpreendido com uma multa no nome dele. No site do Dentran, ele descobriu que o veículo está com impostos atrasados desde 1999. Segundo o órgão, o comprador do carro de Robson não fez a transferência do veículo. "Imagina uma batida, um acidente ou um assalto. Como vou explicar que vendi esse carro? Não tenho prova nenhuma", afirma o antigo proprietário.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quem compra um veículo tem 30 dias para pedir a transferência. Para isso, é preciso ir ao Detran, fazer a vistoria e quitar possíveis débitos. O novo certificado de registro de propriedade do veículo é emitido na hora. Quem perde o prazo pode ser multado em R$ 127,00 e o motorista ainda recebe cinco pontos na carteira de habilitação.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre transferência de propriedade: "Art. 134. No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação."
Muitos compradores não cumprem a lei, o que pode gerar problemas para o antigo dono do veículo. O vendedor pode evitar o transtorno. É preciso comunicar a venda ao Detran. Basta apresentar uma cópia autenticada do recibo. O procedimento é obrigatório segundo o Código de Trânsito. Mas muitos motoristas desconhecem a regra.
"Basta que o vendedor, no momento do reconhecimento de firma, com todos os campos do documento preenchidos, inclusive com a assinatura do comprador, peça ao tabelião que providencie uma cópia autenticada deste documento", explica Luiz Claudio Figueiredo, coordenador administrativo do Detran-MG. "Com essa cópia em mãos basta apresentá-la ao Detran para que possa ser feita a comunicação de venda." Segundo ele, alguns cartórios oferecem ainda a comunicação eletrônica com o Detran.
De acordo com o Detran, a pessoa que não faz a comunicação oficial da venda do veículo é responsável por todos os débitos, até que a transferência seja feita.
Fonte: portal G1, 17 de junho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou o sistema de Zona Azul em cinco ruas do bairro de Moema, onde até agora os motoristas podiam estacionar sem cobranças. Foram criadas 110 vagas para (...)

Pedágio mais barato (18/06/2009)

O motorista que viaja de São Paulo a Taubaté (140 km da Capital) pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto começou a pagar valor menor de pedágio dia 18 de junho. A redução nas tarifas das rodovias par (...)

Comércio afetado pelo enidamento (17/06/2009)

Se os números do PIB do primeiro trimestre evidenciaram uma queda dos investimentos privados, os do comércio varejista de abril não animarão os industriais a voltarem a investir. O que se registrou, e (...)

Acidente grave vai suspender CNH (16/06/2009)

Sem regras claras para definir "acidente de trânsito grave", começa a valer nacionalmente em 1º de julho uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a suspensão da Carteira de H (...)

CET reduz número de vagas no Canal 2 (17/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ampliou a restrição de vagas para estacionamento de veículos na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), na pista Centro-Praia, no trecho entre as Ruas Duque (...)


Seja um associado Sindepark