A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) informou dia 17 de junho que verificou um recuo de 3,56% nas vendas de veículos importados em maio deste ano, relativamente a igual intervalo do ano passado, para 2 mil unidades. No entanto, na comparação com abril houve um avanço de 10,62% nos emplacamentos. A Agência Estado destaca que no acumulado de 2009 até maio, também comparando-se com intervalo correspondente de 2008, as vendas das importadoras baixaram 7,49%, para 8.485 unidades emplacadas.
Os dados da Abeiva se referem ao comércio de veículos das empresas BMW, Effa Motors, Ferrari, Kia Motors, Maserati, Porsche e Ssangyong. A Abeiva não considerou as 15 associadas que agora compõem seu quadro porque em maio havia somente sete.
Considerando todas as 15 associadas - o que inclui Chana, Chrysler, Dodge, Hafei Motor, Jeep, Jinbei, Pagani e Suzuki -, em maio foram emplacados 2.735 veículos importados, o que representa uma alta de 6,21% em relação ao mês de abril, quando foram comercializados 2.575 veículos. Ante maio de 2008, os emplacamentos subiram 31,8% no mês passado.
Os números de emplacamentos em maio mostram que as associadas à Abeiva exibiram naquele mês uma participação de 6,5% e 0,88%, respectivamente, dos totais de importados (34.217 unidades) e do mercado geral (252.954 veículos). No acumulado de janeiro a maio, a fatia foi de 8,03% e 1,05%, nesta ordem, levando-se em conta a comercialização total de 149.417 carros importados e de 1.143.180 veículos do mercado geral no período.
Fonte: Agência Estado, 17 de junho de 2009

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)