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A duas semanas do fim do prazo oficial de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, modelos de maior saída desapareceram das concessionárias. A maioria dessas versões só tem entrega prevista para julho, quando o benefício terá acabado, caso o governo decida suspender a medida que zerou a alíquota do imposto para modelos 1.0 e cortou à metade a de carros com até 2.0 de potência. O jornal O Estado de S. Paulo lembra que a redução, em vigor desde dezembro do ano passado, inicialmente teria validade por três meses, mas foi prorrogada por mais três, com prazo de vencimento em 30 de junho. Agora, o governo estuda se mantém o corte, que reduziu os preços dos carros novos entre 5% e 7%, se aumenta o IPI gradualmente ou se retoma a alíquota normal, de 7% a 13%.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, voltou a dizer que é contra a nova prorrogação e a retomada gradual das alíquotas. Ele defendeu a manutenção do corte apenas para o setor da construção civil, pois a medida iria ao encontro do programa habitacional do governo de construção e financiamento de casas populares.
O ministro admitiu, porém, que negociações sobre o tema entre governo, montadoras e sindicatos ainda não começaram, o que deve ocorrer na última semana do mês.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 17 de junho de 2009

Categoria: Geral


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