Parking News

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem aparece no retrovisor. A atenção é fundamental o tempo todo, alerta reportagem do portal G1.
A má conduta de alguns motoristas não só irrita os demais, como pode acarretar acidentes, principalmente nas grandes cidades, em que um carro quebrado ou batido gera congestionamento e todos os motoristas pagam o preço. Para não cometer erros e também para se ligar nas falhas mais cometidas pelos motoristas, o G1 elaborou uma série de situações que servem de alerta para todos.
Manutenção
A manutenção é uma regra fundamental para não passar apertos no trânsito. Se o motorista não verificar o nível de água e óleo do motor, o veículo pode ter uma pane. Freio que falha é acidente em cheio. Pneu descalibrado torna o automóvel difícil de conduzir. Suspensão desequilibrada em conseqüência de amortecedores vencidos também coloca os ocupantes em risco. Portanto, manutenção em dia é questão de segurança.
Como ver e ser visto é imprescindível no trânsito, os faróis devem estar regulados. Lembre-se que certas lojas fazem esse ajuste de graça, assim não justifica andar com o farol desregulado. Por outro lado, de nada adianta manter a regulagem se uma lâmpada queimar. Adote o hábito de sempre conferir o funcionamento das lanternas, setas, luz de freio e ré.
Outro detalhe que passa despercebido é a sujeira no vidro. É bastante comum encontrar motoristas que não completam o reservatório de água do limpador do parabrisa. Algumas sujeiras podem tirar boa parte da visibilidade. Acionar o limpador sem água espalha toda a sujeira e mais atrapalha a visão do que ajuda.
Dia-a-dia
No trânsito, a cidadania é sempre bem-vinda. Dentro de túneis o farol aceso é essencial. Se o seu carro é de cor clara, utilize os faróis mesmo durante o dia, para que o veículo seja visto com mais facilidade. O mesmo vale para carros escuros durante a noite. E não basta a lanterna ou meia luz ligada. Aliás, andar com o automóvel de luz apagada ou apenas com lanterna acesa durante a noite é infração de trânsito. Fique atento. Nos dias chuvosos ou com neblina o uso dos faróis também é obrigatório.
Vale ressaltar que a lanterna de neblina - aquela luz mais forte na traseira do carro - só deve ser utilizada em caso de nevoeiro. Em dias normais, o facho de luz incomoda os motoristas que vêm atrás.
Falta de atenção
Quem nunca viu uma cena assim: o trânsito segue num anda e para. De repente alguém dá uma pancada na traseira de outro carro. O motorista da frente olha pelo retrovisor e vê o motorista que bateu com o celular na mão. Pois é, manter-se concentrado no trânsito é primordial. Falar ao celular, perder tempo excessivo olhando para o rádio ou simplesmente distrair-se com os demais ocupantes é um risco para o motorista.
A falta de atenção compromete, além da direção do seu próprio veículo, a capacidade de perceber os demais ao seu redor. Imagine todo mundo falando ao celular ao mesmo tempo em que dirige? Pois bem, saiba que o motorista ao seu lado não imagina o que você vai fazer adiante, deste modo, sinalize sempre a sua intenção. Lembre-se que não basta ligar a seta já em cima de uma curva, por exemplo.
Outra regra básica da direção segura é manter uma boa distância do carro à frente. Em caso de emergência, você terá mais tempo para reagir, diferente daquele que anda colado no outro automóvel. Na estrada, ande pela esquerda só durante a ultrapassagem. É uma atitude simples, mas difícil de presenciar no dia-a-dia. A mania de andar na faixa da esquerda prejudica o fluxo na estrada.
Lembre-se que você deve ter conhecimento de tudo o que acontece ao seu redor no trânsito. Utilize sua visão periférica para fazer uma varredura de tudo, inclusive de pedestres e ciclistas. Não esqueça que os retrovisores devem ser consultados todo o tempo.
Se a região por onde trafega é desconhecida, vá mais devagar. Diversos fatores podem causar uma surpresa desagradável, como um buraco, por exemplo. Se estiver procurando um endereço, fique atento aos demais motoristas. Não pare o carro no meio da rua, muito menos em fila dupla. Coloque-se no lugar do outro.
Há sempre gente estressada por aí que muitas vezes procura descontar a raiva ou o seu descontentamento nos outros motoristas. Não revide, não dê atenção às provocações. Siga o seu caminho em segurança.
Fonte: portal G1, 21 de junho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou o sistema de Zona Azul em cinco ruas do bairro de Moema, onde até agora os motoristas podiam estacionar sem cobranças. Foram criadas 110 vagas para (...)

Pedágio mais barato (18/06/2009)

O motorista que viaja de São Paulo a Taubaté (140 km da Capital) pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto começou a pagar valor menor de pedágio dia 18 de junho. A redução nas tarifas das rodovias par (...)

Comércio afetado pelo enidamento (17/06/2009)

Se os números do PIB do primeiro trimestre evidenciaram uma queda dos investimentos privados, os do comércio varejista de abril não animarão os industriais a voltarem a investir. O que se registrou, e (...)

Acidente grave vai suspender CNH (16/06/2009)

Sem regras claras para definir "acidente de trânsito grave", começa a valer nacionalmente em 1º de julho uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a suspensão da Carteira de H (...)

CET reduz número de vagas no Canal 2 (17/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ampliou a restrição de vagas para estacionamento de veículos na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), na pista Centro-Praia, no trecho entre as Ruas Duque (...)


Seja um associado Sindepark