Passou o primeiro ano da Lei Seca e, nesse tempo, diminuíram as mortes, as internações e os gastos dos hospitais com feridos em acidentes, segundo fontes oficiais e entidades de segurança do tráfego. Mas, alheia às estatísticas, nos bares a lei já deixou de ser assunto nas rodas de amigos, constata reportagem da Folha de S. Paulo.
O medo de ser flagrado dirigindo alcoolizado em uma blitz já não é mais aquele e, com ele, diminuiu também o pudor dos motoristas de admitir que retomaram (alguns nem sequer chegaram a perder) o costume de beber e sair dirigindo.
Apesar da impressão dos motoristas de que a fiscalização diminuiu, a Polícia Militar afirma ter intensificado as blitze neste ano em relação a 2008. Diz que o total de veículos vistoriados cresceu 15% nos primeiros seis meses deste ano em relação ao segundo semestre de 2008. E que o número de multas a motoristas alcoolizados cresceu 50,5% entre esses dois períodos.
Pesquisa do ministério mostra que o percentual da população que admite dirigir após beber abusivamente chegou a cair pela metade nos primeiros meses da Lei Seca. Mas, agora, essa incidência já voltou aos níveis de antes da medida (em torno dos 2%).
O índice chegou a cair para 0,9% em agosto, e se manteve na casa de 1% até outubro. Mas voltou a crescer e, em dezembro, chegou a 2,6% - o recorde num mês desde julho de 2007, quando a pesquisa começou. O patamar é considerado alto pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Folha de S. Paulo, 21 de junho de 2009

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)