Parking News

Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, a 313 km da capital paulista, mostra que, na média, os motoristas que provocaram acidentes alcoolizados beberam cerca de 13 vezes mais do que o suficiente para perder a carteira. Os acidentes causados por esses motoristas resultaram em 573 mortes, ressalta notícia do portal G1.
A pesquisa usou os exames de sangue colhidos pela Polícia Científica entre 2005 e 2007 e também mostra a quantidade de álcool consumida por quem bebeu, dirigiu e se envolveu em acidentes de trânsito. Na média, foram encontrados quase três gramas de álcool por litro de sangue, 13 vezes mais do que o suficiente para que o motorista perca a carteira.
Para o coordenador do estudo, a pesquisa é a prova científica do efeito maléfico do álcool sobre quem dirige. "O motorista que bebe não se contenta com uma latinha, um copo. E sim com várias cervejas, várias doses. É o que dá essa concentração alta", disse Rafael Eduardo Pereira.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como meta que pelo menos um terço do total de motoristas do país seja submetido ao bafômetro no mínimo uma vez por ano. "Conscientização da população e a fiscalização. Esses dois fatores são muito importantes e precisam andar juntos. As pessoas precisam ter a certeza de que elas serão fiscalizadas", afirma a psicóloga Raquel Almqvist.
Fonte: portal G1, 16 de junho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou o sistema de Zona Azul em cinco ruas do bairro de Moema, onde até agora os motoristas podiam estacionar sem cobranças. Foram criadas 110 vagas para (...)

Pedágio mais barato (18/06/2009)

O motorista que viaja de São Paulo a Taubaté (140 km da Capital) pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto começou a pagar valor menor de pedágio dia 18 de junho. A redução nas tarifas das rodovias par (...)

Comércio afetado pelo enidamento (17/06/2009)

Se os números do PIB do primeiro trimestre evidenciaram uma queda dos investimentos privados, os do comércio varejista de abril não animarão os industriais a voltarem a investir. O que se registrou, e (...)

Acidente grave vai suspender CNH (16/06/2009)

Sem regras claras para definir "acidente de trânsito grave", começa a valer nacionalmente em 1º de julho uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a suspensão da Carteira de H (...)

CET reduz número de vagas no Canal 2 (17/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ampliou a restrição de vagas para estacionamento de veículos na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), na pista Centro-Praia, no trecho entre as Ruas Duque (...)


Seja um associado Sindepark