O motorista que viaja de São Paulo a Taubaté (140 km da Capital) pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto começou a pagar valor menor de pedágio dia 18 de junho. A redução nas tarifas das rodovias para carros - que agora passam a ser administradas pela concessionária Ecopistas - é de cerca de 41%, segundo a Artesp (agência de transporte do Estado). O trecho de ida e volta entre as cidades, que custava R$ 27,00, passou para R$ 16,00. Já os motociclistas passaram a pagar a tarifa, de R$ 8,00, considerando todo o percurso, noticiou o jornal Agora.
Na Ayrton Senna, o pedágio de Itaquaquecetuba - no km 32,9, sentido leste - passou para R$ 4,40, em vez de R$ 8,60, para carros de passeio. Para as motos, a tarifa é de R$ 2,20. Na praça de Guararema - km 57,8, sentido oeste -, o pedágio foi de R$ 8,60 para R$ 4,20. Para as motos, a taxa caiu para R$ 2,10. Na Rodovia Carvalho Pinto, a praça de São José dos Campos - km 92,5, sentido leste - cobra R$ 4,20, em vez dos anteriores R$ 4,90. Quem viajar de moto paga R$ 2,10. No pedágio de Caçapava - km 114, sentido oeste - a tarifa caiu de R$ 4,90 para R$ 3,20. Para os motociclistas, o pedágio passa a custar R$ 1,60.
Motivo
A redução das tarifas estava prevista pela concessão das rodovias à Ecopistas por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado. Antes da privatização, a rodovia era administrada pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.). Na licitação da permissão de administração do corredor, ganhou a empresa que ofereceu a menor tarifa pelo percurso, no caso, a Ecopistas. Segundo a Artesp, o programa permitiu que fossem investidos R$ 900 milhões em obras de ampliação. Deverão ser feitos, por exemplo, o prolongamento de 6,8 km da Rodovia Carvalho Pinto até Taubaté e do Trevo dos Pimentas, em Guarulhos (Grande São Paulo).
Fonte: Agora São Paulo, 18 de junho de 2009

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)