Um balanço divulgado dia 18 de junho pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revela que, no primeiro ano da Lei Seca no País, os hospitais estaduais da capital e da Grande São Paulo economizaram R$ 17 milhões, noticiou a Folha Online. Isso porque, entre junho de 2008 - quando a legislação entrou em vigor - e junho deste ano, houve uma queda de 18,9% no número de atendimentos a vítimas de acidente de trânsito nos 30 hospitais estaduais na cidade de São Paulo e região, informou a secretaria.
Nesse período, foram registrados 75.175 atendimentos a vítimas de colisões, quedas de moto e atropelamento - 17.566 a menos que o registrado entre os meses de junho de 2007 e junho de 2008, antes de a lei ser aplicada.
Isso significa que 48 pessoas deixaram de ser atendidas, por dia, nesses hospitais. De acordo com a secretaria de Saúde, o atendimento a uma vítima em estado grave custa, em média, R$ 3.000,00 aos cofres públicos, enquanto o socorro a uma pessoa ferida sem gravidade gera um custo médio de R$ 500,00 - daí a economia.
"Embora a Lei Seca tenha tido menor visibilidade nos veículos de comunicação nos últimos meses, a fiscalização continuou e as pessoas, de modo geral, continuam respeitando as novas regras. Os paulistas estão percebendo que não faz o menor sentido dirigir após tomar bebidas alcoólicas, e que a mudança de hábitos é perfeitamente possível", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Fonte: Folha Online, 18 de junho de 2009

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)