Levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e dados compilados pela Agência Estado, referentes à semana terminada no dia 20, aponta que os preços médios do álcool combustível recuaram nos postos de 21 Estados e no Distrito Federal em comparação com a semana anterior. A cotação subiu apenas em quatro Estados - Pará, Pernambuco, Roraima e Santa Catarina - e permaneceu estável no Amapá.
As maiores quedas foram registradas no Piauí (-3,28%), no Rio Grande do Norte (-2,5%), no Paraná (-1,07%) e na Paraíba (-1,03%). São Paulo, com um recuo de 1,03% no preço médio do álcool vendido nos postos na semana passada, segue também com o álcool mais barato do País, cotado nos postos a R$ 1,153, em média. O Estado é o maior produtor e consumidor do combustível no País.
No Pará os preços médios subiram 1,39% e em Roraima a alta do preço médio foi de 0,13%. Em Pernambuco e em Santa Catarina as altas foram pequenas, de 0,06%, no preço médio do etanol.
Os dados da ANP apontam que o álcool hidratado está competitivo no tanque dos carros flex em 18 Estados e no Distrito Federal. A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% do motor a gasolina. A gasolina segue vantajosa em seis Estados. No Amazonas e no Piauí é indiferente o uso do etanol ou da gasolina pelo consumidor.
Segundo o levantamento, os sete Estados onde a vantagem do álcool é mais significativa são Mato Grosso (preço do etanol é 45,64% do preço da gasolina), São Paulo (49%), Paraná (55,58%), Goiás (58,01%), Pernambuco (60,99%), Tocantins (61,9%) e Mato Grosso do Sul (62,51%). A gasolina continua vantajosa em Roraima (preço do etanol é 80,19% do valor da gasolina), Pará (74,58%), Amapá (73,09%), Ceará (71,91%), Acre (71,07%) e Rio Grande do Norte (71,03%).
Fonte: Agência Estado, 22 de junho de 2009

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)