Paralelamente, na Zona Oeste, outro projeto prevê a construção de um túnel entre a Avenida Auro Soares de Moura Andrade, ao lado do terminal Barra Funda do metrô, e a Avenida Santa Marina, localizada do outro lado do viaduto Pompeia. As licitações são para contratar o projeto executivo. Nas obras públicas, esse plano detalha como a construção deve ser feita. Uma nova licitação ainda vai escolher uma empresa para tocar o serviço. Somados, os projetos executivos custarão R$ 20 milhões.
A previsão é que os projetos fiquem prontos, no papel, entre 10 e 11 meses. O túnel da Zona Oeste, quando pronto, vai criar uma ligação direta entre a marginal Tietê e o terminal Barra Funda. Para isso, a prefeitura terá de fazer mudanças na linha 8-Diamante da CPTM, que passa por lá.
As obras da Zona Sul se concentram no entorno da estação Capão Redondo do metrô. No caso da estrada de Itapecerica, a obra vai do terminal até os limites da cidade, uma distância de quase 5 km. Segundo a prefeitura informou em março, as estadas de Itapecerica, do MBoi Mirim e de Cachoeirinha serão duplicadas. No caso da Avenida Carlos Lacerda, será construído um canteiro central, e as calçadas serão ampliadas. As obras fazem parte de um projeto para revitalizar a região da represa Guarapiranga e devem preparar o local para a chegada do trecho sul do Rodoanel.
Fonte: Agora São Paulo, 23 de junho de 2009