Parking News

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) quer proibir a circulação de ônibus fretados na região central de São Paulo, a partir de 1º de agosto, segundo representantes do setor. A intenção, ressalta o jornal Estado de S. Paulo, é vetar a entrada dos veículos na área e criar bolsões de estacionamento em estações de metrô. Para isso, será publicada uma portaria estabelecendo as novas regras. As propostas de restrição foram apresentadas dia 18 de junho pelo secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, em reunião com representantes das empresas de fretamento.
Numa das propostas, os fretados ficam proibidos de entrar no centro expandido e podem estacionar em cinco paradas fora dessa área. Na outra, os ônibus não podem circular na Zona Máxima de Restrição de Caminhões (ZMRC) e podem parar em oito bolsões. A secretaria afirma que as medidas estão "em estudo", mas a restrição é exatamente igual à proposta pelo prefeito Gilberto Kassab em um dos artigos da Política de Mudanças Climáticas, aprovada em junho na Câmara. O texto foi retirado, mas outro item foi incluído para permitir que a secretaria regulamentasse o setor.
A restrição deve afetar grande parte das 300 mil pessoas que usam esse tipo de transporte diariamente na Capital. Atualmente, 5.674 ônibus fretados estão autorizados a circular na cidade. Para as associações do setor, a restrição vai inviabilizar a atividade no longo prazo, pois a maioria dos ônibus fretados para ou passa pela região central. A medida, segundo eles, vai piorar o trânsito e contribuir para saturar os sistemas de transporte público. Para a SMT, as medidas vão "harmonizar a convivência dos fretados com os ônibus de outros sistemas e os carros".
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de junho de 2009

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou o sistema de Zona Azul em cinco ruas do bairro de Moema, onde até agora os motoristas podiam estacionar sem cobranças. Foram criadas 110 vagas para (...)

Pedágio mais barato (18/06/2009)

O motorista que viaja de São Paulo a Taubaté (140 km da Capital) pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto começou a pagar valor menor de pedágio dia 18 de junho. A redução nas tarifas das rodovias par (...)

Comércio afetado pelo enidamento (17/06/2009)

Se os números do PIB do primeiro trimestre evidenciaram uma queda dos investimentos privados, os do comércio varejista de abril não animarão os industriais a voltarem a investir. O que se registrou, e (...)

Acidente grave vai suspender CNH (16/06/2009)

Sem regras claras para definir "acidente de trânsito grave", começa a valer nacionalmente em 1º de julho uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a suspensão da Carteira de H (...)

CET reduz número de vagas no Canal 2 (17/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ampliou a restrição de vagas para estacionamento de veículos na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), na pista Centro-Praia, no trecho entre as Ruas Duque (...)


Seja um associado Sindepark