Parking News

Para manter um carro em pleno funcionamento por muitos anos, troque o óleo a cada 5 mil km, aconselha o norte-americano Clarence Cleveland Curtiss. E de manter carro em funcionamento ele entende. Hoje com 84 anos, tem orgulho de dizer que comprou seu primeiro carro em 1938: um Ford Model A 1929.
Além do Ford Model A, Curtiss tem também um Buick 1990, uma Chevy 1980 e um fusca 1964. Curtiss comprou o carro por apenas US$ 10 em 1938. Na época o carro valia US$ 400, mas devido à Depressão, nos Estados Unidos, o antigo dono perdeu o trabalho e não tinha nem o que comer.
Segundo matéria publicada no jornal New York Times, Curtiss seguiu seu próprio conselho com o Ford Model A, que dirige até hoje. Ele contou que dirigiu o carro por um ano sem licença, porque ao comprá-lo tinha apenas 15 anos. Ele fez apenas uma melhoria no carro, instalando um motor mais potente, em função de participar de corridas na época em que era estudante.
Segundo ele, o carro tem alguns problemas no estofamento e na pintura, por exemplo, mas as pessoas gostam dele exatamente assim. Curtiss tem um forte apego emocional com o carro, pois ele encontrou sua esposa, Dorothy, que tinha 14 anos, um ano após comprar o carro. Eles viveram juntos 56 anos, até ela morrer. "Ela foi a primeira e única garota que eu beijei no carro, por isso ele não tem preço", disse.
A Ford Motor Company fabricou cerca de cinco milhões do Model A, entre 1928 e 1931. Chuck E. Christensen, diretor técnico do Clube Ford do Model A da América, um clube de colecionadores com sede na Califórnia, estima que haja entre 50 mil e 100 mil desses carros e que proprietários tão antigos quanto Curtiss são raros.
Curtiss pretende deixar o carro para sua família. Um de seus netos, Mike, disse que adoraria seguir com a tradição de dirigir o carro e o define como um símbolo do amor entre seus avós.
Fonte: The New York Times, junho de 2009

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Tire dúvidas sobre reção defensiva (21/06/2009)

No trânsito não basta estar a bordo de um automóvel confiável, com a manutenção em dia e bem conservado. É preciso também prever reações do carro que segue à frente, do que está ao seu lado e de quem (...)

Moema: mais vagas em cinco ruas (19/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou o sistema de Zona Azul em cinco ruas do bairro de Moema, onde até agora os motoristas podiam estacionar sem cobranças. Foram criadas 110 vagas para (...)

Pedágio mais barato (18/06/2009)

O motorista que viaja de São Paulo a Taubaté (140 km da Capital) pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto começou a pagar valor menor de pedágio dia 18 de junho. A redução nas tarifas das rodovias par (...)

Comércio afetado pelo enidamento (17/06/2009)

Se os números do PIB do primeiro trimestre evidenciaram uma queda dos investimentos privados, os do comércio varejista de abril não animarão os industriais a voltarem a investir. O que se registrou, e (...)

Acidente grave vai suspender CNH (16/06/2009)

Sem regras claras para definir "acidente de trânsito grave", começa a valer nacionalmente em 1º de julho uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a suspensão da Carteira de H (...)

CET reduz número de vagas no Canal 2 (17/06/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ampliou a restrição de vagas para estacionamento de veículos na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), na pista Centro-Praia, no trecho entre as Ruas Duque (...)


Seja um associado Sindepark