Parking News

A região da Avenida Luís Carlos Berrini entrou dia 13 de julho numa nova fase, em que deverá ficar conhecida por ser inacessível, analisa reportagem do Jornal da Tarde. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) eliminou 3,4 mil vagas de estacionamento na rua duas semanas antes de proibir a circulação de ônibus fretados na cidade que afeta ruas do Brooklin. Além disso, é pequena a oferta de transporte público, que não acompanhou o boom que a região sofreu na última década - foram 2,7 milhões de m2 de área construída. Metrô não há. Apenas uma estação de trem atende quem mora e trabalha nas proximidades da Berrini, por onde passam em média 1.960 veículos e 160 ônibus por hora. Das 1.332 linhas de transporte urbano em operação na cidade, 22 passam pela avenida.
"As pessoas não vão conseguir chegar", diz Luiz Paulo Pompeia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio. Ele estima que os novos empreendimentos imobiliários atraíram por dia ao menos 25 mil veículos a mais.
O urbanista João Valente Filho afirma que as medidas adotadas pela Prefeitura devem realmente melhorar a fluidez, mas esse espaço que será aberto nas vias tem de ser ocupado pelo transporte público. "Sem esse apoio não tem como acessar (a região)." A CET informou que foram criados bolsões de estacionamentos para fretados nas estações Morumbi e Berrini da CPTM. E que outras três linhas de ônibus foram criadas para atender a região.
No primeiro dia de proibição para estacionar na rua, os motoristas ainda desconheciam as mudanças. Os marronzinhos garantiram que não aplicariam multa na primeira semana. Mas a CET informou que a partir do dia 14 os motoristas já podem ser autuados.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 14 de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamento urbano (10/07/2009)

Decreto assinado dia 8 de julho pelo prefeito José Auricchio, de São Caetano, regulamenta e altera leis sobre estacionamento remunerado rotativo de veículos em vias e logradouros da cidade, informa o (...)

Prefeitura planeja monotrilho (08/07/2009)

A gestão Gilberto Kassab deverá desistir de implantar um corredor de ônibus comum na zona sul de São Paulo para substituí-lo por um monotrilho - tipo de metrô leve e estreito, que usa pneus e trafega (...)

Flanelinhas começam a se cadastrar (10/07/2009)

Até agora, 43 flanelinhas já procuraram a Superintendência Regional do Trabalho, em Brasília. Em dois meses, só vai poder lavar ou vigiar carros quem estiver devidamente registrado, alerta o programa (...)

Fretados em xeque (13/07/2009)

A convite do Jornal da Tarde, a advogada Vânia Hernandes, que há dois anos usa o ônibus fretado para ir de São Miguel Paulista, zona leste, para o seu escritório na Avenida Paulista, testou no mesmo t (...)

Carro é guardado na rua (12/07/2009)

Se você deixa o carro na mão de manobristas na hora em que vai a um bar do Cambuí, cuidado: ele acaba estacionado em garagens do comércio ou até mesmo na rua. Os profissionais do chamado valet parking (...)

Esteves atrás de novas vagas (15/07/2009)

O banqueiro André Esteves, controlador do BTG, parece particularmente interessado no negócio de estacionamentos, noticiou a Revista Exame. Depois de comprar, em maio, 50% da rede Estapar, maior grupo (...)


Seja um associado Sindepark