Parking News

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia fez uma pesquisa e o resultado apontou que 74% dos passageiros ouvidos não usam o cinto de segurança no banco de trás dos veículos. Ao todo, 80% das mortes registradas no banco da frente poderiam ser evitadas se, na hora do acidente, os passageiros de trás estivessem com o cinto de segurança. A informação foi veiculada pelo portal G1.
De janeiro deste ano até o último dia 30, o Detran do Distrito Federal aplicou 16,9 mil multas por falta de uso do cinto de segurança. E 40% dos motoristas foram punidos porque um dos passageiros não usava cinto no banco de trás. A multa para esta infração é de R$ 127,00, mais cinco pontos na carteira.
Uma animação mostra o carro a 50 km/h. A criança sentada no banco de trás pesa 20 kg. Se estiver sem cinto de segurança e for arremessada em uma batida, ela chegará ao banco da frente pesando 300 kg. Se for um adulto de 60 kg, o impacto será de mais de uma tonelada.
Questão de hábito
"Que o motorista incentive todos os passageiros do veículo a utilizar o cinto porque ele estaria se protegendo também", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (DF), Ériko Filgueira. "Aquela pessoa que já foi penalizada pelo Código de Trânsito Brasileiro, que foi abordada pelo agente, que foi multada, vai mudando o comportamento, infelizmente tem aquelas que ainda não foram abordadas ou não passaram por uma situação de risco e ainda não utilizam, acham que nunca vão se envolver em um acidente", explica a chefe de fiscalização do Detran/DF, Silvain Fonseca.
A bióloga Thaísa Lacerda pensava assim até que sofreu um acidente. Ela estava no banco de trás e foi lançada contra o painel do carro. Foram dois anos de tratamento para reconstituição do rosto. Thaísa aprendeu, está sempre com o cinto no banco de trás. Um exemplo que poderia ser seguido.
Fonte: portal G1, 13 de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamento urbano (10/07/2009)

Decreto assinado dia 8 de julho pelo prefeito José Auricchio, de São Caetano, regulamenta e altera leis sobre estacionamento remunerado rotativo de veículos em vias e logradouros da cidade, informa o (...)

Prefeitura planeja monotrilho (08/07/2009)

A gestão Gilberto Kassab deverá desistir de implantar um corredor de ônibus comum na zona sul de São Paulo para substituí-lo por um monotrilho - tipo de metrô leve e estreito, que usa pneus e trafega (...)

Flanelinhas começam a se cadastrar (10/07/2009)

Até agora, 43 flanelinhas já procuraram a Superintendência Regional do Trabalho, em Brasília. Em dois meses, só vai poder lavar ou vigiar carros quem estiver devidamente registrado, alerta o programa (...)

Fretados em xeque (13/07/2009)

A convite do Jornal da Tarde, a advogada Vânia Hernandes, que há dois anos usa o ônibus fretado para ir de São Miguel Paulista, zona leste, para o seu escritório na Avenida Paulista, testou no mesmo t (...)

Carro é guardado na rua (12/07/2009)

Se você deixa o carro na mão de manobristas na hora em que vai a um bar do Cambuí, cuidado: ele acaba estacionado em garagens do comércio ou até mesmo na rua. Os profissionais do chamado valet parking (...)

Esteves atrás de novas vagas (15/07/2009)

O banqueiro André Esteves, controlador do BTG, parece particularmente interessado no negócio de estacionamentos, noticiou a Revista Exame. Depois de comprar, em maio, 50% da rede Estapar, maior grupo (...)


Seja um associado Sindepark