As vendas de carros elétricos podem saltar para 86% das vendas de veículos leves dos Estados Unidos em 2030 se os consumidores não tiverem que comprar baterias eles mesmos, afirma um levantamento da Universidade da Califórnia, divulgado dia 13 de julho. Segundo o portal G1, com informações da agência Reuters, uma companhia chamada Better Place e concorrentes que estão surgindo no mercado planejam oferecer planos pré-pagos, similares aos que existem hoje na área de telefonia celular. Uma família com um carro elétrico poderia comprar um plano da Better Place que oferece estações de recarga e troca de baterias quando necessário.
O custo para fabricar sistemas de recarga será superior a US$ 320 bilhões nas próximas décadas, mas a economia com despesas de saúde devido à menor poluição atmosférica gerada por esses veículos pode atingir US$ 210 bilhões, segundo o estudo feito pelo economista Thomas Becker.
O principal benefício oferecido aos motoristas pode ser carros com preços e custos operacionais semelhantes ou inferiores aos de modelos a gasolina.
A Renault Nissan está fabricando carros para o projeto da Better Place. A companhia afirmou que seu sistema será mais barato do que o uso de gasolina.
O levantamento previu que o custo por milha de se produzir e recarregar baterias, incluindo o gasto com a construção de um sistema de recarga, será similar ou acentuadamente mais baixo que o de carros a gasolina, que depende basicamente dos preços do petróleo.
Fontes: portal G1/Reuters, 13 de julho de 2009

Estacionamento urbano (10/07/2009)

Decreto assinado dia 8 de julho pelo prefeito José Auricchio, de São Caetano, regulamenta e altera leis sobre estacionamento remunerado rotativo de veículos em vias e logradouros da cidade, informa o (...)

Prefeitura planeja monotrilho (08/07/2009)