Depois de dez anos e muita polêmica, a Prefeitura de Niterói ainda não deu início à construção de duas garagens subterrâneas em Icaraí, na Zona Sul. O contrato firmado no dia 9 de abril de 1999, entre a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e a Niterói Park Ltda. (Niterói Rotativo), determinava ainda a construção de uma garagem coberta, no Centro, com a capacidade de abrigar 1,5 mil veículos, relata reportagem do jornal O Fluminense.
As obras fazem parte da contrapartida contratual para a exploração do serviço de estacionamento rotativo com multa prevista de R$ 248 milhões. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas - Niterói) alertam que a falta de vagas traz prejuízo para o comércio dos dois principais centros financeiros do município.
O Sindilojas defende a criação de maior número de vagas e um aumento na fiscalização no sistema rotativo. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é favorável à criação das garagens e aponta alternativas para a construção delas em outros pontos da cidade. "Tem que se criar mais opção para o motorista. Há praças no Centro sob as quais poderiam ser construídas as garagens, como Rink e o Jardim São João, devido à menor demanda de frequentadores e ao pouco impacto ambiental, ao contrário das de Icaraí, que são áreas de lazer mais concorridas e geraram movimentos populares contrários, como a Praça Getúlio Vargas e o Campo de São Bento", disse Joaquim Manuel de Sequeira Pinto, presidente da CDL-Niterói.
O secretário de Serviços Públicos e presidente da Emusa, José Roberto Mocarzel, disse que a obra faz parte do programa de governo do prefeito Jorge Roberto Silveira e que está incluída no projeto encomendado, no início do ano, a uma empresa de arquitetura. "Estamos esperando o estudo do trânsito feito para definirmos o local das garagens. Elas estão na pauta de projetos determinada pela prefeitura", contou.
O departamento jurídico da Niterói Park Ltda., por sua vez, respondeu que espera a definição do local pela prefeitura para execução das obras.
Fonte: O Fluminense (Niterói-RJ), 6 de julho de 2009

Estacionamento urbano (10/07/2009)

Decreto assinado dia 8 de julho pelo prefeito José Auricchio, de São Caetano, regulamenta e altera leis sobre estacionamento remunerado rotativo de veículos em vias e logradouros da cidade, informa o (...)

Prefeitura planeja monotrilho (08/07/2009)