Parking News

"Veículos sem adesivo de autorização estarão passíveis de multa e reboque." O texto da placa é um alerta para o motorista comum que se atrever a estacionar nas vagas consideradas especiais para os funcionários de órgãos públicos, em plena via pública e ainda de graça. Foram quase três décadas de privilégios amparados na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 592/82. Esse benefício, no entanto, está com os dias contados. A atual resolução do Contran nº 302, de dezembro de 2008, estabelece um prazo até dezembro deste ano para que possam se adequar à nova lei e desocupar as ruas, veiculou o Diário de Pernambuco.
Faltando menos de seis meses para o fim do prazo, praticamente não houve mudanças e os órgãos não criaram ainda seus estacionamentos. Na prática, os servidores poderão disputar uma vaga com o cidadão comum, uma vez que as 536 especiais serão destinadas para Zona Azul. A partir do próximo ano, de acordo com o Contran, vão ser mantidas as vagas especiais apenas para ambulância, deficiente, idoso, carga e descarga, viaturas policiais e estacionamentos rotativos e de curta duração.
Zona Azul é insuficiente
Com um sistema de transporte público longe do ideal, o número de carros na área central do Recife só aumenta. São mais de 300 mil carros registrados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran), somente no Recife, sem contar as motos. Um dos dilemas da engenharia de tráfego é aumentar o número de estacionamentos rotativos para atender ao público que só vai ao centro de carro ou dificultar a permanência para evitar a avalanche de automóveis e estimular o uso do transporte público. Para o professor de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em transporte Oswaldo Lima Neto, as duas ações não são incompatíveis e devem mesmo caminhar juntas.
Fonte: Diário de Pernambuco (Recife-PE), 4 de julho de 2009

Categoria: Geral


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