As vendas de veículos nos Estados Unidos registraram em fevereiro uma queda de 38% em ritmo anual, depois da baixa de 37% constatada em janeiro, segundo números da consultoria JD Power, que fazem prever um 2009 ainda pior que o ano de 2008. Segundo a AFP, a consultoria, que fez estas estimativas preliminares com base nos 22 primeiros dias de fevereiro, também reduziu significativamente as previsões de vendas para todo o ano, que passaram de 11,4 a 10,4 milhões de veículos.
A nova estimativa representa um retrocesso esperado de 21% sobre o volume de vendas de 2009, depois de uma queda de 18% em 2008, para 13,2 milhões de unidades. Os números de 2008 foram os piores desde 1992, e de acordo com os analistas, 2009 será o pior ano desde 1982.
A outra consultoria de referência para as vendas de automóveis, a Edmunds, antecipa uma queda ainda pior para fevereiro, de 41,4% em ritmo anual. Segundo a empresa, as montadoras americanas ficarão mais uma vez abaixo da média do mercado, com previsões de queda das vendas de 53,1% para a General Motors, 47,5% para a Ford e 46,2% para a Chrysler (ritmo anual). A situação das montadoras japonesas deverá ser um pouco melhor, com uma queda de 36,3% para Toyota, 32,1% para Honda e 32,9% para Nissan.
Fonte: agência de notícias AFP, 26 de fevereiro de 2009

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)

Imprudência cresce em SP (26/02/2009)