Ser bom de manobra e fazer bonito nos testes de admissão não são os únicos requisitos necessários para trabalhar nas garagens cada vez mais apertadas da cidade. Além de atender bem, esses profissionais precisam estar sempre antenados com as novidades tecnológicas, descreve reportagem do Jornal da Tarde. Há carros que não têm alavanca de câmbio, em outros o freio de estacionamento é acionado por botão e em alguns não é preciso usar a chave para dar partida no motor. "Já tive de parar para ler o manual enquanto o estacionamento ia enchendo de gente", conta Ulisses Dias, manobrista de um bar e de uma academia da Pompeia (Zona Oeste) há três anos. "Costumo anotar as curiosidades sobre o carro e o que demorei a aprender", conta. Dias já guiou veículos de sonho para a maioria das pessoas, como Ford Mustang, Porsche Cayenne e jipões da Land Rover.
Jeruza Ventura, manobrista há 11 anos, aponta alguns carros que considera complicados. "O novo Citroën C4 Picasso tem freio de estacionamento no painel, perto da alavanca do limpador de parabrisa. Fui manobrar e disparei tudo. A dona do carro riu." Ela é uma das sete mil profissionais femininas no Estado, de acordo com o Sindicato dos Empregados em Estacionamentos e Garagens de São Paulo (Seeg), que registra cerca de 20 mil funcionários.
Para Aminadabe Jadiael, manobrar veículos não tem segredo. "O ideal é colocar o carro na vaga pensando em deixá-lo pronto para sair. Entrar de ré é mais fácil do que sair de ré", afirma. Segundo ele, o mais importante é saber lidar com o público. "Muita gente chega nervosa e com pressa e temos de transmitir confiança, mostrar que o carro está em boas mãos." Gilvan de Oliveira, manobrista há 18 anos, conta que a estratégia é sorrir. "O clima fica leve."
Mercado
"Trabalho não falta. Neste setor não há crise", afirma João Rocha, diretor do Seeg. Mas é preciso ter preparo. "As empresas exigem experiência. Também aplicam testes de manobra de carros com câmbio automático e manual para admissão", explica.
Fonte: Jornal da Tarde, 28 de fevereiro de 2009

Nota do Sindepark

O Sindepark, atento às crescentes exigências do mercado no que se refere ao aperfeiçoamento profissional do setor, promove cursos destinados a todos os níveis de colaboradores. E planeja, para este ano, novos treinamentos, com o objetivo de auxiliar as empresas na formação de pessoal cada vez mais qualificado, valorizando amplamente a atividade.

Categoria: Fique por Dentro

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)

Imprudência cresce em SP (26/02/2009)