O Programa de Inspeção de Veículos, da Prefeitura de São Paulo, deve ter pouco impacto sobre a qualidade do ar para os paulistanos, segundo Ubiratan de Paula Santos, pneumologista e presidente da Comissão de Doenças Ambientais e Ocupacionais da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). "Ainda é cedo para ter uma visão abrangente, mas podemos afirmar que é uma medida complementar, pois seu impacto deverá ser pequeno em decorrência do grande número de veículos em circulação na cidade diariamente", disse à Agência Estado.
São Paulo é a 5ª metrópole mais poluída do mundo, segundo dados do centro de Informações e Pesquisa Atmosférica da Inglaterra, que estudou as 20 cidades com pior qualidade do ar. A poluição é associada às internações e até mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma brônquica, pneumonia e por câncer de pulmão. "Das 55 milhões de mortes que ocorrem em todo o mundo anualmente, 800 mil têm como causa males respiratórios e cardiovasculares diretamente ligados à poluição", afirma Santos.
A legislação nacional determina o monitoramento dos níveis dos gases ozônio, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. "Mas o limite imposto pelas leis brasileiras ainda é muito superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)", enfatiza o pneumologista. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se os países adotassem medidas rígidas para melhorar a qualidade do ar, cerca de 8 milhões de vidas seriam poupadas em todo o mundo até 2020.
A inspeção veicular que acontece na capital paulista atinge atualmente só carros fabricados a partir de 2003. "Não temos informações suficientes se a estratégia de postergar a avaliação de veículos mais velhos dará melhores resultados do que a medida atual. O que é importante frisar é que mesmo com toda frota regulada e conservada, ela ainda estaria muito acima da capacidade de São Paulo, e como disse, os efeitos são praticamente nulos", completa Santos.
Fonte: Agência Estado, 27 de fevereiro de 2009

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)

Imprudência cresce em SP (26/02/2009)