Começou dia 1º de março o período de agendamento da inspeção ambiental veicular para os proprietários de veículos com placa final 3 e o serviço começará a ser feito para este grupo em junho. E já começaram as inspeções dos veículos com placa final 2, desde que tivessem marcado dia e horário para o serviço. A prefeitura fez a divisão de datas para o agendamento com o objetivo de evitar congestionamentos tanto no momento de marcar uma data, quanto para a inspeção.
Por isso, ressalta o InfoMoney, é aconselhável que os proprietários agendem a inspeção no mês determinado para o número final da placa do seu veículo, pois se deixarem para a última hora, com o acúmulo com os demais veículos, pode não haver vaga para todos.
O agendamento para os demais veículos segue a seguinte ordem, de acordo com o final da placa:
1 - Janeiro
2 - Fevereiro
3 - Março
4 - Abril
5 e 6 - Maio
7 - Junho
8 - Julho
9 - Agosto
0 - Setembro
Os donos de carros e motos da capital paulista, fabricados entre 2003 e 2008 e movidos a gasolina, álcool e gás, que não realizarem a inspeção terão de pagar multa, e o licenciamento será bloqueado. Com o bloqueio, não é possível transferir ou vender o veículo enquanto a pendência não for resolvida. Além disso, o proprietário estará sujeito à multa de R$ 550,00, se for flagrado por fiscalização de trânsito.
Nesta etapa, os proprietários têm prazo de 90 dias antes da data limite do licenciamento para fazer a inspeção em um dos centros da Controlar, empresa que realiza o serviço para a Prefeitura.
A inspeção, que vale para os veículos registrados na cidade de São Paulo, tem o custo de R$ 52,73, com possibilidade de receber o dinheiro de volta. Os pedidos de reembolso poderão ser feitos pelo site www.devolucaoinspecao.prefeitura.sp.gov.br e só serão atendidos caso o veículo tenha passado na inspeção e esteja licenciado em 2009. Além disso, o proprietário do automóvel não pode ter dívidas com a prefeitura ou o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito).
A devolução da tarifa será feita com depósito na conta-corrente indicada pela pessoa ou mediante ordem de pagamento de um banco a ser selecionado pela Prefeitura, sendo que o valor poderá ser sacado em qualquer agência, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto. O pagamento será feito no dia 10 do mês seguinte à solicitação.
Fonte: site InfoMoney, 27 de fevereiro de 2009

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)

Imprudência cresce em SP (26/02/2009)