A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) aumentou em 39,74% o número de multas aplicadas no ano passado em relação a 2007. De acordo com o balanço das infrações de trânsito emitidas em 2008 pela empresa, 465.521 motoristas foram notificados por excesso de velocidade, avanço no sinal vermelho ou outro tipo de infração de trânsito. Em 2007, foram 333.130 notificações registradas na cidade. Esse é o maior índice nos últimos anos, noticiou o Correio Popular.
Em 2003, houve uma queda de 4,6% em relação ao ano anterior. Porém, no ano seguinte, foi registrado aumento de 9,3%. Em 2006, o crescimento atingiu um dígito: 3%. A explosão de multas aplicadas refletiu nos cofres da Emdec, que arrecadou R$ 39,9 milhões com infrações de trânsito no ano passado, contra R$ 32,2 milhões - um aumento de 24,1% nas receitas.
Os mais de 647 mil motoristas de Campinas são "monitorados" por 40 semáforos de excesso de velocidade, a mesma quantidade de avanço de sinal vermelho e dois radares móveis.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Gerson Luis Bittencourt, o aumento é explicado pelo fato de que, durante cinco meses de 2007, não existia controle de excesso de velocidade nos semáforos. Em 2008, 40 equipamentos passaram a fazer esse trabalho. Outro fator que contribuiu para esse dado foi uma maior eficiência no registro de avanço de sinal vermelho, já que em 2007 poucos pontos de controle do avanço do sinal vermelho funcionaram.
Fonte: Correio Popular (Campinas-SP), 21 de fevereiro de 2009

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)

Imprudência cresce em SP (26/02/2009)