O número de faixas de pedestres iluminadas em São Paulo praticamente não aumentou nos últimos cinco anos. São travessias que contam com luminárias para que os motoristas enxerguem, o quanto antes, os pedestres durante a noite. Geralmente, as faixas com refletores ficam em avenidas movimentadas. Em 2004, dos cerca de 5 mil cruzamentos da Capital com semáforo, 2.900 tinham faixas de pedestre iluminadas. Hoje, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), existem na cidade 2.944 travessias com refletores e 5.918 cruzamentos com semáforo. Ou seja, esses números quase não mudaram de lá para cá, frisa reportagem do Diário de S. Paulo.
A CET afirma que isso ocorreu porque, com as alterações viárias, alguns locais não precisaram mais de iluminação na faixa de pedestre. Já outros pontos passaram a ter luminárias na travessia. De acordo com a companhia, 38 travessias de pedestre receberam luzes no ano passado. O presidente da Associação Brasileira de Pedestres (Abrasp), Eduardo José Daros, diz que a iluminação na faixa é importante porque faz com que o motorista pise logo no freio.
Fonte: Diário de São Paulo (SP), 26 de fevereiro de 2009

Categoria: Cidade

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)