O município de Guarulhos, na Região Metropolitana, passará a contar, a partir de 6 de março, com fiscalização eletrônica de trânsito. Inicialmente, entrarão em operação 30 radares. A previsão, segundo informação do Jornal do Commercio, é que o sistema esteja completo até junho, quando estarão em funcionamento 66 equipamentos. A localização dos radares segue critérios técnicos de avaliação de trânsito na cidade. "Estão sendo priorizadas as vias públicas que apresentam maior volume de tráfego e onde são mais frequentes as ocorrências de acidentes", afirma o secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos, José Evaldo Gonçalo.
Quando estiver completo, o sistema eletrônico contará com dez lombadas eletrônicas, 25 barreiras eletrônicas (pardais), voltadas à fiscalização, 24 horas por dia, da velocidade em ruas ou vias expressas, e 30 equipamentos para controlar o avanço de sinal ("caetanos"). Completa o sistema um radar móvel, que auxilia na fiscalização de velocidade e na verificação de veículos que estejam trafegando em situação irregular. O monitoramento integra a campanha "Velocidade mata, respeite a vida!", promovida pela Prefeitura de Guarulhos.
Levantamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta que nos locais em que há equipamentos de monitoramento de tráfego o número de acidentes diminui em cerca de 30% e o de mortes, em 60%. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, foram registradas, em 2008, 219 mortes no trânsito em Guarulhos, que tem uma frota de cerca de 500 mil veículos.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), 3 de março de 2009

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)

Imprudência cresce em SP (26/02/2009)