O reforço no policiamento e na fiscalização garantiu uma festa tranqüila no Distrito Federal. Houve redução dos acidentes fatais, mas o número de mortes e de motoristas dirigindo depois de beber aumentou. Para a polícia, a operação carnaval funcionou. Oito mil policiais extras fizeram a segurança dos foliões. Foram dois mil por dia. Garantia de tranquilidade no Ceilambódromo. Os blocos de rua também desfilaram sem atropelos. Longe da festa, onde estava metade do policiamento, 18 pessoas foram assassinadas. Segundo a Polícia Militar, 80% dos crimes estão relacionados a acerto de contas e os envolvidos já tinham passagem pela polícia. As informações são do programa DFTV.
O número de homicídios foi maior do que no ano passado, quando dez pessoas morreram. Aumento também no número de motoristas dirigindo alcoolizados no primeiro carnaval com a Lei Seca. Ao todo, 145 motoristas foram pegos. A maioria na Asa Sul: 61 pessoas contra 19 em Ceilândia e sete no Cruzeiro.
O efeito do aumento da fiscalização foi a redução no número de acidentes fatais. Três pessoas morreram em três acidentes que não tiveram relação com bebida alcoólica. Ano passado foram oito mortes em sete acidentes.
"Está faltando o motorista se conscientizar que o Detran e a Polícia Militar não vão relaxar na fiscalização do condutor que dirige alcoolizado", ressalta o diretor do Detran-DF, coronel Cezar Caldas.
"A nossa média, em uma semana, é em torno de 25 condutores autuados. Durante o carnaval nós tivemos quase 25 por dia. Então, é um número elevado", afirma o comandante do Batalhão de Trânsito da PM, coronel Cintra. O Batalhão de Trânsito e o Detran garantiram que vão intensificar as fiscalizações, mesmo depois do carnaval.
Fonte: DFTV, 27 de fevereiro de 2009

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)

Imprudência cresce em SP (26/02/2009)