O primeiro mês do ano mal terminou e os brasileiros já pagaram R$ 100 bilhões em tributos. O valor seria atingido às 9h30 do dia 29 de janeiro, de acordo com projeção feita pelo Impostômetro, da ACSP (Associação do Comércio de São Paulo). A informação é do site InfoMoney.
De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), também responsável pelo Impostômetro, a marca foi atingida quatro dias antes, na comparação com o ano passado. "Isso é um grande indicativo de que a arrecadação aumentará", afirmou o presidente do instituto, Gilberto Luiz do Amaral, referindo-se à previsão para a arrecadação tributária em 2010.
O valor arrecadado em tributos pode ser consultado, em tempo real, no site www.impostometro.com.br. O portal indica os valores somados aos cofres públicos por mais de 60 tributos diretos (sobre a renda) ou indiretos (sobre o consumo).
O que pode ser feito
Pensando em infraestrutura, o valor de tributos arrecadados poderia ser usado para construir mais de 100 mil km de estradas asfaltadas ou ainda 1,250 milhão de quilômetros de redes de esgoto.
O dinheiro ainda permite comprar 4 milhões de carros populares, 40 milhões de TVs de plasma e 100 milhões de geladeiras simples. Além disso, o montante pago durante 15 meses a conta de luz de todos os brasileiros.
Fonte: site InfoMoney, 29 de janeiro de 2010

Burocracia ameaça guardadores (26/01/2010)

A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CETRio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, po (...)

O golpe da entrega formiguinha (27/01/2010)