O delegado Márcio Matias, da Delegacia de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), informou que muitos veículos roubados em São Paulo foram recuperados em estacionamentos pagos, usados para esconder os carros e despistar a polícia. Segundo o portal G1 foi o que aconteceu no dia 19 de janeiro, quando, durante três ações diferentes, os policiais prenderam seis pessoas, encontraram uma Land Rover e uma retroescavadeira.
"Eles (os criminosos) pagam o estacionamento e deixam o carro ali por um tempo. Depois, levam para outro local para o desmanche. Uma vez já deixaram por uma semana para despistar a polícia", contou Matias, que é da Delegacia de Desmanches do Deic. Segundo ele, a retroescavadeira foi roubada de uma obra no dia 18, na Zona Sul, e encontrada em um local para guardar carros na Bela Vista, região central. O homem que havia ido pegar o veículo no dia 18 foi preso em flagrante.
Com a Land Rover, Matias disse que ocorreu o mesmo. De acordo com ele, o carro foi roubado por cinco homens armados no dia 16, no Campo Belo, bairro nobre da Zona Sul, e achado no dia 19 em um estacionamento em Perdizes, na Zona Oeste. "Os policiais localizaram o veículo e esperaram 12 horas até a pessoa vir buscar. Só pegar o carro não era interessante". Neste caso, outro homem foi preso.
As outras quatro pessoas levadas para a delegacia estavam em uma loja na Rua Guaianases, em Santa Cecília, no Centro. O delegado contou que elas trabalhavam em uma loja onde peças roubadas de motos eram vendidas. Parte delas foi recuperada e levada para o Deic, como rodas, paralamas e um baú.
Em mais uma ação dia 19, desta vez sem prisões, os policiais da equipe de Matias encontraram outro estacionamento com oito carros. "Seis deles tinham queixa de roubo. Os outros dois ainda estamos checando."
Fonte: portal G1, 19 de janeiro de 2010

Categoria: Fique por Dentro

Burocracia ameaça guardadores (26/01/2010)

A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CETRio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, po (...)