A passagem do metrô de São Paulo vai subir para R$ 2,65 a partir do dia 9 de fevereiro. Atualmente, o valor é de R$ 2,55. A tarifa do bilhete único, que faz a integração com os ônibus municipais, também foi reajustada e vai passar de R$ 4,00 para R$ 4,07. Com o reajuste, a tarifa do metrô - geralmente mais cara que a dos ônibus - fica abaixo dos R$ 2,70 fixados no último aumento da passagem de ônibus. Em vigor desde 4 de janeiro, a tarifa de ônibus, que custava R$ 2,30, foi reajustada em 17,4%, lembra a Folha Online.
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, desde o final de 2006 até janeiro deste ano a tarifa do bilhete do metrô foi reajustada em 15,2% e a do bilhete único aumentou 16,3%. A secretaria afirma que os reajustes são inferiores ao índice de inflação medido pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, que foi de 17,4% no mesmo período.
Modalidade Tarifa antiga (R$) Tarifa nova (R$) Variação
Bilhete unitário 2,55 2,65 3,9%
Bilhete unitário (lilás) 2,45 2,55 4,1%
Bilhete promocional 1,275 1,325 3,9%