Enquanto em alguns países desenvolvidos os donos de veículos mais antigos pagam mais, na maioria dos estados do Brasil os carros mais velhos são isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), cuja alíquota varia de 0,5% a 4% do valor venal do veículo, destaca o portal G1.
Como é o Estado que decide quem será beneficiado, a isenção varia de 10 a 25 anos da data de fabricação. Confira a tabela abaixo com a isenção em cada Estado.
Estado                      Carros velhos isentos
Acre                         10 anos da data de fabricação
Alagoas                     20 anos da data de fabricação
Amapá                      15 anos da data de fabricação
Amazonas                 15 anos da data de fabricação
Bahia                        15 anos da data de fabricação
Ceará                       15 anos da data de fabricação
Distrito Federal          15 anos da data de fabricação
Espírito Santo            15 anos da data de fabricação
Goiás                        10 anos da data de fabricação
Maranhão                  15 anos da data de fabricação
Mato Grosso do Sul    15 anos da data de fabricação
Mato Grosso              15 anos da data de fabricação
Minas Gerais              redução progressiva, de acordo com ano do veículo
Pará                          15 anos da data de fabricação
Paraíba                      15 anos da data de fabricação
Paraná                       20 anos da data de fabricação
Pernambuco               redução progressiva, de acordo com ano do veículo
Piauí                          15 anos da data de fabricação
Rio de Janeiro             15 anos da data de fabricação
Rio Grande do Norte    10 anos da data de fabricação
Rio Grande do Sul       20 anos da data de fabricação
Rondônia                    15 anos da data de fabricação
Roraima                     10 anos da data de fabricação
Santa Catarina            veículos fabricados até 1985
São Paulo                   20 anos da data de fabricação
Sergipe                      15 anos da data de fabricação
Tocantins                    15 anos da data de fabricação

Dos 6,3 milhões de veículos que circulam na cidade de São Paulo, 3,7 milhões são de carros velhos que deixam de arrecadar aos cofres públicos cerca de R$ 700 milhões por ano. De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, os carros antigos deveriam ter uma alíquota maior em relação aos mais novos, inclusive os caminhões, o que incentivaria uma modernização efetiva dos veículos no Brasil.
"Isentar o veículo antigo é ir na contramão da renovação de frota. Ao invés de livrar os mais velhos do IPVA, uma saída seria tornar o imposto progressivo", afirma Flávio Benatti, presidente da NTC, associação das transportadoras. "Faltam estímulos e programas de incentivo do governo para aquisição de veículos mais novos, principalmente de caminhões, cuja idade média é de 23 anos. Não é possível ter rentabilidade e sustentabilidade com uma frota dessa idade."
O diretor adjunto de Arrecadação da Coordenadoria da Administração Tributária (CAT) da Secretaria da Fazenda de São Paulo, Edson Peceguini, discorda. "O IPVA é um imposto patrimonial, por isso, no caso do Estado de São Paulo, torna-se antieconômico arrecadar o tributo dos veículos antigos, cujo valor venal é muito baixo", afirma. "Deve-se lembrar que as condições para troca de veículo e o nível de renda das pessoas no Brasil são diferentes de países mais desenvolvidos. Aqui a realidade é outra."
A idade média dos carros no País é de 9,1 anos, segundo dados do Grupo Interprofissional de Produtos e Serviços Automóvel (GIPA), órgão internacional que realiza pesquisa de pós-venda. A média é semelhante à dos Estados Unidos, mas de acordo com o Sindipeças, sindicato das fabricantes de autopeças, a diferença no Brasil está nos extremos (os mais velhos) da frota e na falta de controle de fiscalização com relação ao estado de conservação dos veículos brasileiros.
Questão ambiental
A emissão de poluentes é outro fator que pesa contra a isenção de IPVA para carros antigos. Até 2009, por exemplo, os veículos fabricados antes de 2003 também não passavam pela inspeção veicular obrigatória no Estado de São Paulo. Este ano a vistoria foi estendida para toda a frota da capital paulista.
Fonte: portal G1, 27 de janeiro de 2010

Burocracia ameaça guardadores (26/01/2010)

A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CETRio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, po (...)

O golpe da entrega formiguinha (27/01/2010)