A situação crítica das rodovias de São Paulo, que têm recebido em média sete interdições por dia em razão das chuvas, poderá chegar até o Carnaval, conforme admite o governo do Estado. Os riscos atingem inclusive acessos estratégicos ao litoral norte, como Tamoios, Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Oswaldo Cruz, que já tiveram restrições no Réveillon. Na virada do ano, os bloqueios por quedas de barreiras, erosões e ponte danificada deixaram motoristas engarrafados por mais de dez horas.
Desde novembro, ressalta a Folha, houve 600 interdições em rodovias estaduais paulistas por problemas decorrentes dos temporais. A situação é considerada pelo governo paulista como a mais grave em ao menos três anos. "Vamos ser francos: com essa incidência de chuva, podemos ter problemas. Se na semana que vem der uma trégua, quem sabe a gente consiga deixar em condições no Carnaval. Mas não dá para afastar a hipótese de mais interdições totais ou parciais. A coisa está ficando complicada. A gravidade tem se demonstrado acima do normal", diz Delson José Amador, superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e presidente da Dersa.
Tamoios e Oswaldo Cruz voltaram a ter a passagem de veículos afetada por erosões e deslizamentos. Dia 27 de janeiro, 123 trechos tinham restrições de circulação devido às chuvas nas rodovias sob controle do Estado - que superam 15 mil km. Os dados não incluem eventuais bloqueios nas estradas sob concessão privada. Em nove deles, houve interdição total.
As regiões com rodovias mais comprometidas, segundo Amador, estão nos vales do Paraíba e do Ribeira, perto de Atibaia, do circuito das Águas (Amparo, Serra Negra, Socorro) e na própria Grande São Paulo (como Itapevi e Rio Grande da Serra).
Fonte: Folha de S. Paulo, 28 de janeiro de 2010

Burocracia ameaça guardadores (26/01/2010)

A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CETRio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, po (...)

O golpe da entrega formiguinha (27/01/2010)