Além do "golpe do baú" - a estratégia pela qual motoristas usam caminhões de mudança na tentativa de driblar a restrição de circular nos horários de rush -, o transporte de cargas no Rio ganhou, com o mesmo objetivo, um componente novo: a entrega formiguinha. Vans, Kombis ou caminhonetes que fazem operações de carga e descarga em horários de rush, nos dias úteis, na orla e mais 26 vias da cidade proibidas pela prefeitura também estão na mira da fiscalização da CET-Rio, informa O Globo.
Segundo o diretor de Operações da companhia, Joaquim Dinis, para tentar escapar da repressão, motoristas vêm trocando os caminhões de carga por veículos pequenos, tumultuando ainda mais o trânsito. Dia 26 de janeiro, no segundo dia de reforço na fiscalização, em apenas um dos 16 pontos de bloqueios, no Centro, 24 vans, Kombis ou caminhonetes foram multados, além de 96 caminhões. No total, 268 veículos receberam multas e outros 11 foram apreendidos por estarem com documentação vencida.
"Percebemos, desde quando foi iniciada a fiscalização no chamado polígono de restrição, que um caminhão de carga e descarga era substituído por até cinco veículos pequenos. Por isso, em maio de 2008, a prefeitura criou o decreto complementar 29.250, que incluiu esses veículos. Agora estamos intensificando a fiscalização", disse Dinis. De acordo com o decreto, as vans, Kombis ou caminhonetes de qualquer tipo que burlarem as normas, substituindo os caminhões no transporte de mercadorias e de carga, serão apreendidas e levadas a depósitos, tendo seu registro cassado.
Durante a fiscalização, no entanto, os motoristas infratores foram apenas multados (em R$ 85,13) e perderam quatro pontos na carteira de habilitação.
Fonte: O Globo (RJ), 27 de janeiro de 2010

Burocracia ameaça guardadores (26/01/2010)

A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CETRio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, po (...)