O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado para reajustar contratos de aluguel, voltou ao terreno positivo em janeiro ao marcar inflação de 0,63%. Um mês antes, o indicador tinha caído 0,26%. Essa inversão de rumo reflete o comportamento dos preços no atacado, que subiram agora. Os dados fazem parte de pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada dia 28 de janeiro, segundo informou o Valor Online.
Além do avanço no Índice de Preços por Atacado (IPA), de 0,51% em janeiro, seguindo queda de 0,50% no mês anterior, os demais componentes do IGP-M também tiveram incremento nesta apuração. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) saiu de uma alta de 0,20% para 1% em janeiro e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) marcou 0,52% neste levantamento, depois de verificar ampliação de 0,20%.
Dentro do IPA, os produtos agropecuários caíram 0,11%, recuo esse menos expressivo do que o de dezembro do ano passado (-1,47%). Os produtos industriais saíram de uma baixa de 0,19% para um acréscimo de 0,71% entre o mês final de 2009 e janeiro deste ano. A FGV constatou que a aceleração no IPC refletiu um aumento na taxa de variação de seis das sete classes de despesa que formam o indicador. Os destaques ficaram com o grupo Alimentação (0,05% para 1,42%), influenciado pelo encarecimento de hortaliças e legumes, e com o ramo Transportes (0,22% para 2,29%), que subiu mais por causa do reajuste na tarifa de ônibus urbano.
O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Em 12 meses, o indicador acumula baixa de 0,67%. Os três componentes do IGP-M - IPA, IPC e INCC - respondem, respectivamente, por 60%, 30% e 10% do índice.
Fonte: Valor Online, 28 de janeiro de 2010

Burocracia ameaça guardadores (26/01/2010)

A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CETRio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, po (...)

O golpe da entrega formiguinha (27/01/2010)