O avanço do sinal vermelho é a segunda infração mais cometida no Estado do Rio. Só perde para o excesso de velocidade. As duas infrações podem gerar sete pontos na carteira cada uma e estão longe de serem as únicas, destaca reportagem do Jornal Hoje.
Enquanto lê, o motorista não vê que o carro da frente já andou. Dirigir e se maquiar ao mesmo tempo? A vaidade pode gerar até quatro pontos na carteira. Mesma punição para quem insiste em largar o volante para segurar o celular.
Deslizes no trânsito que já trouxeram como consequência para 12.000 motoristas do Estado a suspensão do direito de dirigir. O que impressiona mais é que, desse total, só 3.500 fizeram o certo: devolveram a carteira para o Detran.
Quando o motorista atinge 20 pontos na carteira, ele recebe uma notificação sobre a suspensão do direito de dirigir. O infrator poderá tentar três recursos para se defender. Se todos forem negados, será obrigado a fazer um curso de reciclagem de 30 horas. A suspensão pode ir de um mês a um ano. Esse prazo só começa a contar no momento em que o motorista entrega a carteira. Agora, pra quem for pego dirigindo com a habilitação suspensa, a punição é maior: cassação da carteira por no mínimo dois anos e multa de R$ 957,00.
O Detran avisa que é uma péssima decisão insistir no erro. "Em algum momento ele vai ter que cumprir essa punição. Existe um bloqueio na base de dados do Detran, quando vier para fazer um pedido de segunda via ou até mesmo para renovar a habilitação, ele vai ter que cumprir todas as punições que são: o tempo que foi condenado, o curso de reciclagem e o exame teórico", explica Flávio Horta, coordenador de julgamento dos Condutores/Detran-RJ.
Fonte: Jornal Hoje, 28 de janeiro de 2010

Burocracia ameaça guardadores (26/01/2010)

A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CETRio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, po (...)

O golpe da entrega formiguinha (27/01/2010)