Cerca de 157,8 mil veículos passaram por dia nas rodovias administradas por concessionárias na região de Ribeirão em 2009, o que corresponde a uma média de 6.575 veículos por hora. Embora tenha havido um aumento de 1,41% em relação a 2008, a alta é inferior à ocorrida no Estado e no País. O aumento no tráfego significou cerca de 90 carros a mais por hora. O volume médio de veículos registrado em 2008 foi de 155,6 mil por dia. Os dados foram fornecidos pelas concessionárias Autovias, Vianorte, Tebe e Triângulo do Sol. Nos casos de Autovias e Vianorte, os números são de janeiro a novembro, enquanto nas outras os dados são do ano todo, destaca a Folha de S. Paulo.
Juntas, as quatro concessionárias administram uma malha viária de aproximadamente 1.150 km de estradas na região. O crescimento é visto como positivo pelas empresas, principalmente porque, por causa da crise que atingiu parte de 2009, havia a possibilidade de estagnação. Entre as concessionárias da região, o maior aumento de fluxo em percentuais foi registrado pela Vianorte, cujo tráfego cresceu 2,87% na comparação com o ano anterior. A Vianorte administra 236 km de rodovias na região, incluindo parte da Anhanguera. O coordenador de operações da Vianorte, Luciano Louzane, disse que o aumento no fluxo rodoviário já era esperado, mas que 2009 teve características diferentes na comparação com o ano anterior. Segundo o coordenador, por causa da crise econômica, houve queda no fluxo de veículos no primeiro semestre do ano, mas o reaquecimento da economia garantiu o aumento no volume no segundo semestre.
Outra característica no fluxo, de acordo com Louzane, envolveu a safra da cana-de-açúcar. "Principalmente na praça (de pedágio) de Pitangueiras, onde há muito tráfego de caminhões de cana, houve queda no primeiro semestre, mas recuperação no segundo." O início do ano em baixa também foi registrado na malha viária administrada pela Tebe - são 155 km em três rodovias. Segundo o superintendente de operações, Antônio Carlos Chinelato, o aumento do fluxo no segundo semestre também garantiu a alta no acumulado do ano. A Tebe registrou 0,76% de crescimento no tráfego de veículos ante 2008.
Apesar da alta na região, a média é inferior à nacional e à estadual. Segundo a ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), o fluxo nas estradas concedidas do País cresceu 2,2% em 2009. Os números específicos das rodovias concedidas no Estado mostram que o volume de tráfego cresceu 2,1% no ano passado, ante 2008.
Tráfego de motos também aumenta nas vias da região
Os números divulgados pelas quatro concessionárias que administram rodovias da região mostram que o fluxo de motociclistas também foi maior nas rodovias ao longo do ano passado, comparado a 2008. Os dados da Autovias, Vianorte e Tebe, somados, revelam que, por dia, 4.684 motocicletas trafegaram, em média, em 2009. O número é 1,23% maior do que a média diária de 4.627 motos registrada no ano anterior.
Uso do sistema Sem Parar cresce na região
O uso do sistema Sem Parar, que permite a passagem automática dos veículos dotados de um aparelho eletrônico pelos pedágios das rodovias, também cresceu na região de Ribeirão Preto em 2009. De acordo com os dados fornecidos pelas concessionárias, as maiores altas foram registradas nas malhas viárias administradas pela Tebe - aumento de 12,53% - e pela Triângulo do Sol - alta de 10,90%. No caso da Tebe, que teve o maior aumento no período analisado, o total de carros, caminhões e utilitários que usam a passagem automática pelos pedágios por meio do sistema Sem Parar saltou de 3.670 por dia em 2008 para uma média diária de 4.130 veículos ao longo do ano passado.
Fonte: Folha de S. Paulo, 25 de janeiro de 2010

Burocracia ameaça guardadores (26/01/2010)

A burocracia tem sido uma das armas usadas por criminosos para explorar vagas de estacionamento da CETRio. Como muitos guardadores legalizados trabalham com crachá vencido ou até sem identificação, po (...)

O golpe da entrega formiguinha (27/01/2010)