Parking News

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Polícia Militar determinam o reboque de dois veículos por hora em São Paulo para punir motoristas e principalmente motoqueiros que estacionam irregularmente. De acordo com a CET, entre agosto do ano passado e fevereiro deste ano, foram rebocados aproximadamente 1,7 mil carros e motos por mês - 58 por dia, segundo reportagem do portal G1.
"Estacionar no proibido, como dizem os agentes de trânsito da CET, pode custar uma dor de cabeça ao paulistano. Caso o motorista fique muito tempo longe, ele se arrisca a encontrar apenas um cavalete no local onde deixou o veículo.
Os fiscais gastam em média 36 minutos para tirar um carro ou moto colocados em local indevido. São 15 minutos do momento em que o guincho é acionado até o ponto em que ele chega ao local do guinchamento. Depois que chega, o guincho gasta 21 minutos para colocar o veículo sobre o caminhão e levar embora.
Detalhe: se o proprietário chegar a tempo, ele pode até convencer o agente da CET a liberar o veículo e deixar só a multa. Mas se o veículo já estiver sobre o caminhão, só resta ir buscar o veículo no pátio, depois de pagar as multas e eventuais débitos no Departamento Estadual de Trânsito.
O pátio da CET na Praça Alberto Lion, Ipiranga, mantém cerca de 500 veículos rebocados em ruas e avenidas da cidade. E chegam mais 17 por dia. O ritmo de retiradas é mais lento porque os proprietários têm de enfrentar uma dura rotina antes de liberar os veículos.
Além do pátio da Alberto Lion, a CET tem ainda outros três na cidade: o Via Livre, na Marginal Tietê, o Aricanduva, no Parque Novo Mundo, e o SGP, na Marginal Pinheiros.
A CET e a PM podem pedir o guinchamento do carro, por exemplo, se o motorista deixar o veículo a menos de cinco metros da esquina, como determinam as regras de trânsito. O reboque vale também para punir estacionamento em fila dupla, em locais de proibido parar e estacionar; em locais de proibido estacionar; em faixas de pedestres; em frente a guias rebaixadas; em passeio ou calçada; em pontos de ônibus e em ilhas, refúgios, canteiros centrais, marcas de canalização.
Fonte: portal G1, 23 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo fica mais caro em Campinas (20/03/2009)

Desde o dia 23, o Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas tem um novo valor. O preço único para utilização, permitindo a permanência de até 5 horas, passou de R$ 1,90 para R$ 2,10. O último aum (...)

Imagens da CET vão para a internet (23/03/2009)

As imagens das câmeras de monitoramento do trânsito da Capital paulista deverão ser disponibilizadas na internet. A CET diz que a estrutura começará a ser montada no fim deste ano, após a revitalizaçã (...)

Emdurb quer ampliar rotativo em Bauru (14/03/2009)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) de Bauru (SP) quer ampliar o número de vagas do estacionamento rotativo da Área Azul para a região do Shopping e do Poupatempo, noticiou (...)

Prefeitura pagará carros danificados pela chuva (19/03/2009)

Os proprietários dos carros que sofreram danos pelas enchentes que ocorreram no dia 17 podem pedir indenização à Prefeitura da Cidade de São Paulo, de acordo com o jornal Destak