A arrecadação total de impostos e contribuições federais chegou ao montante de R$ 45,106 bilhões em fevereiro, o que representa uma queda real (com base no IPCA) de 27% sobre o total verificado um mês antes. Na comparação com igual período do ano passado, por sua vez, houve queda de 11,53%. Segundo dados divulgados dia 19 pela Receita Federal do Brasil, no acumulado do ano, foram arrecadados R$ 106,886 bilhões, queda e 9,11% frente ao mesmo período de 2008. A informação é do InfoMoney.
No mês passado, a Receita Previdenciária arrecadou R$ 14,440 bilhões, queda de 3,69% sobre janeiro. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,57%.
Segundo a Receita, a queda no bimestre da arrecadação é resultado de redução no crescimento de indicadores macroeconômicos, como a produção industrial e a venda de bens, que influenciam o IPI e a Cofins. Além disso, a queda na lucratividade das empresas, a compensação no pagamento de tributos e desonerações tributárias também contribuíram.
Na comparação mensal, em que houve queda, vale destacar o pagamento da primeira cota ou cota única do IRPJ e da CSLL, e maior antecipação de pagamentos relativos ao ajuste anual do ano-base, ambos ocorridos em janeiro, bem como maior volume de vendas ocorridas em janeiro.
Em relação à comparação anual, a Receita destaca alteração na tabela de incidência do IPI-Automóveis para os fatos geradores de janeiro a março deste ano, alteração na tabela do IRPF, além da prorrogação do pagamento do Simples-Nacional.
Fonte: InfoMoney, 19 de março de 2009

Rotativo fica mais caro em Campinas (20/03/2009)

Desde o dia 23, o Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas tem um novo valor. O preço único para utilização, permitindo a permanência de até 5 horas, passou de R$ 1,90 para R$ 2,10. O último aum (...)

Imagens da CET vão para a internet (23/03/2009)