Parking News

Especialistas em saúde e entidades do setor de trânsito comemoram a lei sancionada dia 19 de março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a obrigatoriedade do air bag nos veículos. Segundo um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), com base em dados americanos, o dispositivo poderá reduzir 490 mortes por ano - além de 10 mil feridos a menos - no trânsito do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 35 mil pessoas morrem por ano no trânsito em ruas e avenidas do País. Outras 500 mil ficam feridas em acidentes, informa o jornal Estado de S. Paulo.
"É mais um dispositivo que vai ajudar a preservar muitas vidas no trânsito. Sozinho, ele não resolve, porque sempre tem de ser usado com o cinto de segurança. Mas vai ajudar bastante", avalia Flávio Adura, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Para o especialista ainda falta no País a cultura da segurança.
O air bag pouparia 1,4% das mortes gerais, segundo André Horta, analista de segurança viária do Cesvi. Os números da NHTSA (agência americana que cuida da segurança no trânsito) indicam que o equipamento reduz a possibilidade de o motorista morrer em um acidente em 14% - esse número é de 11% entre passageiros. O risco de lesões moderadas nos membros superiores cai em 45%. Se levadas em conta todas as lesões, há 59% a menos de risco.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo fica mais caro em Campinas (20/03/2009)

Desde o dia 23, o Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas tem um novo valor. O preço único para utilização, permitindo a permanência de até 5 horas, passou de R$ 1,90 para R$ 2,10. O último aum (...)

Imagens da CET vão para a internet (23/03/2009)

As imagens das câmeras de monitoramento do trânsito da Capital paulista deverão ser disponibilizadas na internet. A CET diz que a estrutura começará a ser montada no fim deste ano, após a revitalizaçã (...)

Emdurb quer ampliar rotativo em Bauru (14/03/2009)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) de Bauru (SP) quer ampliar o número de vagas do estacionamento rotativo da Área Azul para a região do Shopping e do Poupatempo, noticiou (...)

Prefeitura pagará carros danificados pela chuva (19/03/2009)

Os proprietários dos carros que sofreram danos pelas enchentes que ocorreram no dia 17 podem pedir indenização à Prefeitura da Cidade de São Paulo, de acordo com o jornal Destak